Não Editável História Acções RSS

Maçonaria

Página em construção

Esta página encontra-se na fase inicial de construção. Estamos a recolher informações que irão ser adicionadas a esta página à medida que forem obtidas.

Se encontrar alguma incorrecção, ou se tiver dados a acrescentar, não hesite em deixar um comentário, ou se quiser, edite você mesmo esta página. Aprenda como o pode fazer neste link.

Conteúdo

  1. Maçonaria
    1. Breve Contexto Histórico
  2. Maçonaria em Portugal
    1. A Maçonaria durante o Estado Novo
    2. A Maçonaria no pós 25 de Abril
  3. Organizações maçónicas
    1. Grande Oriente Lusitano
      1. Membros Ilustres
    2. Grande Loja Regular de Portugal
    3. Grande Loja Legal de Portugal/GLRP
    4. Grande Loja Feminina de Portugal
      1. Membros Ilustres
    5. Direito Humano
  4. Casos de influência da Maçonaria
    1. Justiça
    2. Ligações aos Serviços de Informações
    3. Caso Moderna
    4. Henrique Neto sobre a Maçonaria e as solidariedades partidárias
    5. Registo de interesses
    6. Hospital de Santa Maria
  5. Fuga de informação
    1. DEPUTADOS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, da I (1976) à XIII (2015) legislaturas
    2. DEPUTADOS (ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, 1975)
    3. CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU (21 a 24 candidatos efectivos por partido)
      1. Eleições para o Parlamento Europeu (2014)
      2. Eleições para o Parlamento Europeu (2009)
      3. Eleições para o Parlamento Europeu (2004)
    4. Eleições autárquicas de 2013: candidatos às presidências de câmara
    5. Governos Constitucionais
      1. I Governo Constitucional (Primeiro Ministro: Mário Soares)
      2. II Governo Constitucional (Primeiro Ministro: Mário Soares)
      3. III Governo Constitucional (Primeiro Ministro: A. Nobre da Costa)
      4. IV Governo Constitucional (Primeiro Ministro: C. A. Mota Pinto)
      5. V Governo Constitucional (Primeiro Ministro: M. L. Pintassilgo)
      6. VI Governo Constitucional (Primeiro Ministro: F. Sá Carneiro / D. Freitas do Amaral)
      7. VII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: F. Pinto Balsemão)
      8. VIII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: F. Pinto Balsemão)
      9. IX Governo Constitucional (Primeiro Ministro: Mário Soares)
      10. XIII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: António Guterres)
      11. XIV Governo Constitucional (Primeiro Ministro: António Guterres)
      12. XV Governo Constitucional (Primeiro Ministro: J. M. Durão Barroso)
      13. XVI Governo Constitucional (Primeiro Ministro: P. Santana Lopes)
      14. XVII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: José Sócrates)
      15. XIX Governo Constitucional (Primeiro Ministro: P. Passos Coelho)
      16. XXI Governo Constitucional (Primeiro Ministro: António Costa)
    6. Membros fundadores do Partido Socialista
  6. Outras Referências no Tretas
  7. Fontes
  8. Ficheiros em anexo
  9. Comentários

1. Maçonaria

A Maçonaria apresenta uma carta de princípios que, pela sua universalidade, não constitui nenhuma afronta, e está inserida num quadro legal de associação sem fins lucrativos. No entanto, a visão comum classifica a Maçonaria como um poderoso lobby com vários membros espalhados em posições de influência, com fins de poder ou influência no poder, visando o bem estar económico dos seus membros.

O apoio entre membros da Maçonaria é assumido:

  • É claro que a maçonaria é uma fraternidade. É uma sociedade em que os irmãos, como nos designamos, se procuram entreajudar como numa família. Se há a possibilidade de ajudar um dos membros é claro que o maçon o fará.
    Declarações de António Reis em Junho 2011, enquanto Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano. Entrevista ao Jornal do Centro

Assim como é negada qualquer ambição de poder e enaltecidos os seus princípios:

  • ... hoje prevalece na Maçonaria é a dimensão cívica, cultural e ética. O que pretende ser é uma vanguarda ética e cívica que defende grandes valores: a liberdade de consciência, a igualdade, a justiça, a tolerância, a cidadania e a laicidade, naturalmente...
    ... a Maçonaria não é uma organização política nem um outro tipo de partido político. Não pretende ser uma organização de massas, muito longe disso, mas sim que os seus membros possam influenciar a vida dos partidos políticos em que militam com base nos valores que apontei.

    Declarações de António Reis em Junho 2011, enquanto Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano. Entrevista ao Jornal do Centro

Contudo, não deixa de ser um facto que muitos dos seus membros assumiram e assumem altas funções de Estado sem que nunca tenha sido posta, de forma efectiva, a questão de incompatibilidade.

Com a excepção do Partido Comunista, cujos estatutos impedem os seus militantes de pertencerem a organizações de carácter secreto, a presença da Maçonaria é transversal ao espectro político com representação parlamentar.

Ao longo do tempo muitos indivíduos assumiram ser maçons. Em várias situações, alguns desses maçons fizeram sérias acusações de influência e corrupção por membros da Maçonaria, tendo muito poucas destas acusações sido investigadas pelo Ministério Público.

Esta página não tem por objectivo descrever a Maçonaria na sua complexidade interna, rituais, códigos, filiais (apelidadas de lojas), símbolos, cargos e denominações. Esta informação pode ser encontrada em várias obras sobre o assunto e mesmo na Internet.

Vamos sim procurar descrever a influência da Maçonaria em Portugal, por intermédio de casos conhecidos, por declarações de figuras públicas e por qualquer um dos outros meios credíveis que normalmente utilizamos.

Começamos por explicar, numa breve introdução, como surgiu a Maçonaria e os seus objectivos apregoados. Seguimos com as organizações maçónicas mais conhecidas em Portugal e os seus membros mais ilustres, que assumiram ou assumem cargos de Estado.

Terminamos com os casos de influência da Maçonaria.

1.1. Breve Contexto Histórico

esquadro_e_compasso_maçónico.png O termo Maçonaria provém do francês maçonnerei que significa construção.
O termo maçom provém do inglês mason e do francês maçon e significa pedreiro. O termo maçom é um aportuguesamento do francês.
Maçonaria significa assim associação de pedreiros.

É defendido pela maioria dos historiadores que as origem mais remotas da Maçonaria remontam à Idade Média, com corporações formadas por construtores de igrejas e catedrais, as guildas dos pedreiros, e sob a influência da Igreja.

No sistema feudal a profissão de pedreiro permitia a circulação fora do feudo, nomeadamente para a construção de estradas e fortificações, enquanto as outras profissões estavam confinadas a este. Os segredos da construção eram fortemente zelados por medo de perder as regalias da classe. Com a construção de mosteiros no seu auge, consequência directa da forte influência da Igreja no feudo, esta guilda assumiu uma especial importância para a época.

Com o surgimento do mercantilismo e o enfraquecimento da Igreja Católica, surge o Protestantismo na Alemanha que alastra para vários países europeus, registando uma forte implantação na Inglaterra.

É precisamente na Inglaterra, após o grande incêndio da cidade de Londres de 1666, que a Maçonaria como conheçemos hoje em dia começou a ganhar forma. Muitos pedreiros foram necessários para reconstruir a cidade que ao longo do tempo foram aceitando a entrada de outras classes de artífices.
Com o Iluminismo no século XVIII e a entrada de intelectuais e burgueses, os ideais da Maçonaria tornam-se sociais, assumindo muitos princípios éticos inspirados no Antigo Testamento.

A Igreja Católica torna-se uma opositora feroz à Maçonaria, devido aos princípios supostamente anti-cristãos, libertários e humanistas maçônicos. O primeiro documento católico que condena a Maçonaria, a Bula In Eminenti Apostolatus Specula do Papa Clemente XII, data de 28 de abril de 1738.

Desde então, até aos dias de hoje, a pena para católicos associados à Maçonaria é a excomunhão.
Durante o período da Inquisição a Maçonaria foi bastante perseguida.

No entanto a Maçonaria ganhou força, sendo reconhecida a sua influência em grandes acontecimentos mundiais como a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos e do Brasil.

2. Maçonaria em Portugal

Em Portugal existem duas grandes correntes maçónicas, a Maçonaria francesa que presupostamente é maioritária e a Maçonaria regular de influência anglo-saxónica.

2.1. A Maçonaria durante o Estado Novo

Com a implantação do Estado Novo, o deputado José Cabral, então director-geral dos serviços prisionais, apresentou em 19 de Janeiro de 1935 na Assembleia Nacional um Projecto de Lei visando a extinção das associações secretas. O projecto adoptava uma definição de associação secreta que tinha em vista atingir a Maçonaria e a Carbonária, sendo que esta última provavelmente já não existiria.

Surgiu assim a Lei n.º 1901, de 21 de Maio de 1935, que ilegalizou e dissolveu as sociedades secretas em Portugal.

O Projecto de Lei também previa sanções aos que pertencessem a qualquer tipo de associação secreta independente das finalidades da organização.

2.2. A Maçonaria no pós 25 de Abril

Alguns meses depois do 25 de Abril de 1974, a 7 de Novembro, é publicado o Decreto-Lei n.º 594/74 que revoga expressamente a Lei n.º 1901, de 21 de Maio de 1935, legalizando as sociedades secretas.

Os bens confiscados durante a Ditadura foram devolvidos às sociedades então extintas.

3. Organizações maçónicas

3.1. Grande Oriente Lusitano

Grande_oriente_lusitano.png É a organização maçónica mais antiga em Portugal, tendo sido fundada em 1802.

É apontada como a organização com maior número de membros, um número superior a 2.000, verificando-se, no que diz respeito aos membros mais conhecidos, uma participação predominante da esquerda portuguesa, em particular do Partido Socialista.

Um dos seus Grão-mestres, António Arnaut, é apontado como o pai do Serviço Nacional de Saúde. É referido por várias personalidades que esta Lei foi discutida dentro da Maçonaria antes de ser apresentada na Assembleia da República.

Outro cartão de visita do Grande Oriente Lusitano foi a Lei de separação entre a Igreja e o Estado.

3.1.1. Membros Ilustres

A lista que se segue inclui somente os maçons que exercem ou exerceram cargos públicos.

Nome

Cargos Públicos relevantes

Observações

António Arnaut

Ministro e vogal do Conselho Superior da Magistratura

Grão-Mestre de 2002 a 2005

António Reis

Deputado na Assembleia da República e Secretário de Estado

Grão-Mestre de 2005 a 2011

António Vitorino

Ministro e Comissário Europeu

-

João Soares

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e deputado na Assembleia da República

-

Jorge Coelho

Ministro e deputado na Assembleia da República

-

Rui Pereira

Secretário de Estado, Ministro, director do SIS e presidente da OSCOT

-

Mário Soares chegou a ser aqui listado como membro do GOL. No entanto, como o mesmo referiu, Mário Soares terá sido membro da Maçonaria quando esteve exilado em França e não prosseguiu quando regressou a Portugal.

3.2. Grande Loja Regular de Portugal

Grande_Loja_Regular_Portugal.png

Organização fundada em 1991, sob os auspícios da Grande Loja Nacional Francesa.
O seu primeiro Grão-Mestre, Fernando Paes Coelho Teixeira, saiu do Grande Oriente Lusitano em 1984 para fundar a Grande Loja de Portugal, uma espécie de sucursal da Grande Loja Nacional Francesa. O processo culminaria em 1991 com o reconhecimento internacional da Grande Loja Regular de Portugal como a única Obediência Regular portuguesa.

A primeira sede situava-se numa moradia na Av. Saboia, no Monte Estoril, tendo sido mudada em 1995 para a chamada Casa do Sino em Cascais.

No entanto, em 1996, com a tomada de posse do seu segundo Grão-Mestre, Luís Nandin de Carvalho, há um movimento de contestação da eleição, liderado por José Braga Gonçalves.
Este movimento tomou posse legal da designação Grande Loja Regular de Portugal, após alegadamente ter forçado a entrada na Casa do Sino, com o recurso a uma empresa de segurança gerida por João Zoio, confiscando os arquivos, a totalidade dos bens e das contas bancárias.

Apesar de deter o nome de Regular foi perdendo ao longo do tempo o reconhecimento das suas congéneres estrangeiras.

Grande_loja_legal_portugal.png

Esta organização tem a sua origem na Grande Loja Regular de Portugal, com a cisão da Casa do Sino, em 1996.

O Grão-Mestre, Luís Nandin de Carvalho, deposto nesta cisão, criou uma nova associação civil com o nome de Grande Loja Legal de Portugal.

O recurso aos Tribunais para reclamar as instalações e o uso exclusivo do nome Regular foi tentado sem sucesso. De relembrar que a figura de Obediência Maçónica não existe no ordenamento jurídico português mas apenas a figura associação civil que era detida pela outra parte.

Chegou mesmo a ser interposta uma acção crime por causa da ocupação da Casa do Sino:

  • Confronto maçónico começa hoje a ser julgado em Lisboa Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2002.02.04
    • Fonte: Público
    • Autor: António Melo
    • Luís Nandin de Carvalho é o queixoso, José Eduardo Medeiros e José Manuel Moreira os arguidos. Os factos remontam a Dezembro de 1996 e começam ser julgados na manhã de hoje, no 3.º Juízo Criminal de Lisboa. Nandin de Carvalho era na altura grão-mestre da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP), cargo em que fora empossado no dia 28 de Setembro desse ano, sucedendo a Fernando Teixeira. A sede da GLRP era então em Cascais, num edifício designado por Casa do Sino, alugado por Fernando Teixeira em seu nome pessoal.

Os arguidos foram absolvidos quando Fernando Paes Coelho Teixeira, na qualidade de inquilino, declarou ter autorizado a entrada nas instalações.

Apesar de ter optado por uma nova organização, presentemente, a Grande Loja Legal de Portugal é a única Potência Maçónica Regular em Portugal reconhecida internacionalmente como tal.

A Grande Loja Legal de Portugal e a Grande Loja Regular de Portugal estão ligadas no caso Moderna, Universidade detida pela empresa Dinensino que era propriedade da Maçonaria Regular.

3.4. Grande Loja Feminina de Portugal

Grande_Loja_Feminina_Portugal.png

É fundada em 1996 e é constituída em exclusivo por mulheres.
Como curiosidade, a cerimónia da sua fundação foi realizada no Palácio Maçónico do Grande Oriente Lusitano. Segundo várias fontes esta organização partiu do Oriente Lusitano.

3.4.1. Membros Ilustres

Do Partido Socialista:

  • Maria Belo - Eurodeputada

3.5. Direito Humano

Direito_Humano.png


Inicialmente fundada em 1923, a loja do Direito Humano, normalmente referida pela designação em francês de Le Droit Humain, foi encerrada com a implantação do Estado Novo e as perseguições à Maçonaria.
Voltou à actividade em 1980.

4. Casos de influência da Maçonaria

4.1. Justiça

Tem havido alguns juízes a denunciar a influência da Maçonaria no sistema de Justiça, afirmando haver maçons a todos os níveis, desde procuradores a juízes, do Tribunal da Relação ao Supremo Tribunal. Estas denúncias têm aparecido em vários meios de imprensa e ignorados sem qualquer negação.

  • “Supremo Tribunal é loja maçónica” Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2010.01.29
    • Fonte: Correio Da Manhã
    • Autor: Tânia Laranjo/Ana Isabel Fonseca
    • 'O Supremo Tribunal Administrativo é uma loja maçónica criada, instalada, dirigida e presidida por maçons – como, aliás, o Supremo Tribunal de Justiça é uma loja maçónica, criada e instalada por maçons'. A afirmação é feita por José Costa Pimenta, juiz de Direito, que em 1998 foi alvo de um processo disciplinar que ditou a sua aposentação compulsiva e que desde essa data tem vindo a contestar o afastamento. As alegações foram proferidas num recurso para o Supremo Tribunal Administrativo, considerado improcedente no passado dia 14, e servem para contestar a decisão que determinou a aposentação.
      ... 'A verdade é que as lojas maçónicas, incluindo o Supremo Tribunal Administrativo e a Relação de Lisboa, deixaram-se infiltrar pelo jesuitismo e profanos de avental, que constituíram uma máfia que opera nos tribunais portugueses'. Costa Pimenta diz ainda que há 'um grupo de indivíduos incluindo juízes, magistrados do MP, ministros, advogados, banqueiros, empresários, embaixadores, autarcas, homens do teatro, do cinema e da televisão, que distribuem sentenças entre si em benefício dos seus irmãos'.

  • Ex-juiz acusa maçonaria de controlar a Justiça Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.11.13
    • Fonte: Económico
    • Autor: Económico
    • "O sistema de justiça português é constituído por lojas maçónicas e controlado pela maçonaria", afirma José da Costa Pimenta, em carta para a actual ministra da Justiça e os protagonistas do sector, citada pelo Diário de Notícias.
      O ex-juiz diz ainda que a maçonaria "além de controlar as decisões dos processos - incluindo os casos da Universidade Moderna, Portucale, Casa Pia, Apito Dourado e Isaltino Morais -, controla igualmente a carreira dos juízes e dos magistrados do Ministério Público e dos altos funcionários do Estado".

4.2. Ligações aos Serviços de Informações

São persistentes os rumores das ligações entre os serviços de informações e a maçonaria. Por exemplo a revista Sábado tem disponível no seu site o seguinte video:

Este vídeo é complementado com o artigo seguinte:

  • Investigação especial - Espiões na Maçonaria

    • Data: 2009.02.24
    • Fonte: Sábado
    • Autor: Texto de António José Vilela e imagem de João Pimentel
    • Altos responsáveis dos serviços de informações juram fidelidade e ajuda a “irmãos” que são políticos, assessores do Governo, empresários e jornalistas. A SÁBADO filmou a entrada para uma Grande Loja Maçónica e penetrou no jogo de espelhos das lojas mais secretas e na teia de influências que exercem na sociedade civil portuguesa.

Neste artigo são identificados os seguintes nomes dos serviços de informações ligados à maçonaria:

  • Jorge Manuel Jacob da Silva de Carvalho
  • Heitor Romana (SIS, director-adjunto do SIEDM)
  • Júlio Pereira (director de Recursos Humanos do SIS + SIED)
  • José de Almeida Ribeiro (Gab. José Sócrates, requisitado ao SIS)

(Numerosos outros são identificados apenas pelas iniciais.)

Nas biografias de Jorge Manuel Jacob da Silva de Carvalho (director do SIED ente 2008 e 2010) publicadas em vários jornais também é referido o facto deste pertencer à "Grande Loja Regular de Portugal". Por exemplo neste artigo do Sol é referido:

Um maçon entre os espiões

Depois de, nos últimos anos, o SIED ter sido chefiado por embaixadores, agora vai ser chefiado porummaçon da Grande Loja Regular de Portugal. A nomeação de Silva Carvalho para chefe do SIED representa a ascensão da maçonaria a um cargo que tem ainda muitos pontos de contacto com o mundo empresarial. O SIED serve-se dos empresários portugueses radicados em países como os de língua oficial portuguesa para ajudar em situações difíceis. Os portugueses raptados em Cabinda em 1999 foram resgatados com a ajuda de um empreiteiro português em Angola. Estas boas relações acabam por ser úteis para o mundo dos negócios.

4.3. Caso Moderna

4.4. Henrique Neto sobre a Maçonaria e as solidariedades partidárias

Este clip foi retirado do programa Plano Inclinado de 2011.02.15 onde Henrique Neto faz acusações gravíssimas que roçam a acusação de traição.

4.5. Registo de interesses

Em Janeiro de 2012, a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, sugere uma Lei onde os titulares de cargos públicos têm de declarar se pertencem a organizações secretas, como a Maçonaria, no seu registo de interesses. Três dias mais tarde, o gabinete da ministra da Justiça esclareceu que as declarações da Ministra foram feitas a titulo pessoal não existindo nenhuma iniciativa em curso.

  • As declarações da Ministra e as reacções de várias figuras.

4.6. Hospital de Santa Maria

  • Estudo revela que interesses e corrupção minam Hospital de Santa Maria Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2015.05.27
    • Fonte: Público
    • Autor: Redacção
    • O maior hospital do país está minado por interesses dos partidos, Maçonaria e Opus Dei. O Hospital de Santa Maria, o maior do país, está minado por uma teia de interesses e lealdades a partidos políticos, à maçonaria e à Opus Dei, conclui um estudo que avaliou a qualidade e funcionamento de seis instituições nacionais.

  • Hospital de Santa Maria dominado por interesses da Maçonaria, Opus Dei e partidos políticos Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2015.05.27
    • Fonte: Expresso
    • Autor: Lusa
    • Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos conclui que o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está minado por interesses públicos e privados de "grupos poderosos" que condicionam o funcionamento dos serviços e a aquisição de material clínico. O Hospital de Santa Maria, o maior do país, está minado por uma teia de interesses e lealdades a partidos políticos, à maçonaria e organizações católicas, conclui um estudo que avaliou a qualidade e funcionamento de seis instituições nacionais.

5. Fuga de informação

Em Setembro de 2002 foi publicado por um colectivo de hackers uma lista de membros da Maçonaria pertencentes ao Grande Oriente Lusitano. Pela própria natureza da organização não podemos garantir que os nomes constantes nessa lista sejam de facto membros da maçonaria. No entanto muitos casos conhecidos conferem. O Diário de Notícias confere credibilidade à lista:

  • Políticos, gestores e juízes entre os 1438 maçons expostos Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2012.08.30
    • Fonte: DN
    • Autor: Rui Pedro Antunes
    • Divulgada lista com nomes verdadeiros ("profano") de 1438 maçons do Grande Oriente Lusitano. Os nomes foram divulgados num comentário do blogue Casa das Aranhas no início deste mês O anonimato dos membros da maior obediência da maçonaria portuguesa está colocado em causa.

Uma mão amiga deu-se ao trabalho de cruzar a informação contida nessa lista com a lista de governantes e detentores de vários cargos políticos. Fica aqui esse trabalho:

5.1. DEPUTADOS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, da I (1976) à XIII (2015) legislaturas

- António de Almeida Santos
PS
LEGISLATURAS: I (Guarda), II III IV V VI (Porto), VII VIII (Lisboa), IX (Coimbra)
Loja: Fraternidade e Justiça

- António Carlos Ribeiro Campos
PS
LEGISLATURAS: I II III IV V VI (Coimbra)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Artur Rodrigues Pereira dos Penedos
PS
LEGISLATURAS: VI VII VIII IX (Porto)
Loja: Vinte Cinco de Abril

- Carlos Manuel Luís
PS
LEGISLATURAS: IV V VI (Guarda), VII VIII IX (Europa)
Loja: Intervenção

- Fernando Alberto Pereira Marques
PS
LEGISLATURAS: VI VII (Lisboa), VIII (Coimbra)
Loja: Damião de Góis

- Fernando Manuel Lucio Marques da Costa
PS
LEGISLATURAS: VI (Viana do Castelo)
Loja: Convergência

- João António Gomes Proença
PS
LEGISLATURAS: V VI (Lisboa)
Loja: Montanha

- Jorge Lacão Costa
PS
LEGISLATURAS: III IV V VI VII VIII IX X (Santarém), XII XIII (Lisboa)
Loja: Estrela D'Alva

- Jorge Paulo Sacadura Almeida Coelho
PS
LEGISLATURAS: V (Lisboa), VI (Setúbal), VII (Lisboa), VIII (Setúbal), IX X (Lisboa)
Loja: Camões

- José Alberto Rebelo dos Reis Lamego
PS
LEGISLATURAS: VI VIII (Porto), X (Lisboa)
Loja: Ocidente

- José Apolinário Nunes Portada
PS
LEGISLATURAS: IV V VI VIII IX X XIII (Faro)
Loja: O Futuro

- José Barbosa Mota
PS
LEGISLATURAS: III IV V VI (Aveiro)
Loja: Atlântico

- José Rodrigues Pereira dos Penedos
PS
LEGISLATURAS: VI VIII (Coimbra)
Loja: José Estevão

- Luís Manuel Capoulas Santos
PS
LEGISLATURAS: VI VII IX XIII(Évora)
Loja: Ocidente

- Raúl Fernando Sousela da Costa Brito
PS
LEGISLATURAS: III IV V VI (Porto)
Loja: Vitória

- Rui António Ferreira da Cunha
PS
LEGISLATURAS: I V VI VII (Lisboa), VIII IX (Beja), X (Lisboa)
Loja: Simpatia e União

- Rui do Nascimento Rabaça Vieira
PS
LEGISLATURAS: IV V VI VII (Leiria), VIII IX X (Lisboa)
Loja: Intervenção

- Alberto Marques de Oliveira e Silva
PS
LEGISLATURAS: I II IV V VI (Viana do Castelo)
Loja: República

- Fernando Pedro Peniche de Sousa Moutinho
PSD
LEGISLATURAS: VII IX (Lisboa)
Loja: Do Castelo

- José Carlos da Cruz Lavrador
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Castelo Branco)
Loja: Camões

- Horácio André Antunes
PS
LEGISLATURAS: X XI (Coimbra)
Loja: Fraternidade e Justiça

- José Carlos das Dores Zorrinho
PS
LEGISLATURAS: VII VIII IX X XI XII (Évora)
Loja: Lusitânia

- João Cardona Gomes Cravinho
PS
LEGISLATURAS: I (Setúbal), II IV V VI VII (Lisboa), VIII IX (Aveiro), X (Faro)
Loja: O Futuro

- Acácio Manuel de Frias Barreiros
PS
LEGISLATURAS: I III VI VII VIII IX (Lisboa)
Loja: O Futuro

- Alberto de Sousa Martins
PS
LEGISLATURAS: V (Porto), VI (Braga), VII IX X XI XII XIII (Porto)
Loja: Vitória

- José Manuel Marques da Silva Lemos
PS
LEGISLATURAS: VI VII VIII (Porto)
Loja: Universalis

- José Miguel Abreu de Figueiredo Medeiros
PS
LEGISLATURAS: VIII IX X XI XIII (Leiria)
Loja: Intervenção

- Nuno Manuel Pereira Baltazar Mendes
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Lisboa)
Loja: Século XXI

- Artur Miguel Claro da Fonseca Mora Coelho
PS
LEGISLATURAS: VII VIII IX X XI XII XIII (Lisboa)
Loja: Liberdade e Justiça

- Rui José da Costa Pereira
PS
LEGISLATURAS: XI XII (Lisboa)
Loja: Liberdade

- Joaquim Barbosa Ferreira Couto
PS
LEGISLATURAS: X (Porto)
Loja: Estrela do Norte

- António Manuel Dias Baptista
PS
LEGISLATURAS: VIII (Lisboa)
Loja: Arcádia

- José Manuel Rosa do Egípto
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Lisboa)
Loja: Liberdade e Justiça

- Gonçalo Matos Correia de Almeida Velho
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Lisboa)
Loja: Liberdade e Justiça

- António Manuel de Carvalho Ferreira Vitorino
UEDS, LEGISLATURAS: II III (Porto)
PS, LEGISLATURAS: IV (Braga), V (Guarda), VII X (Setúbal)
Loja: Convergência

- Fausto de Sousa Correia
PS
LEGISLATURAS: IV VII VIII IX (Coimbra)
Loja: Revolução

- José Afonso Teixeira de Magalhães Lobão
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Porto)
Loja: União

- António Fernando Marques Ribeiro Reis
PS
LEGISLATURAS: I II (Santarém), VII (Aveiro), VIII (Braga)
Loja: Estrela D'Alva

- António Bento da Silva Galamba
PS
LEGISLATURAS: VII VIII IX X XI (Lisboa)
Loja: Liberdade e Justiça

- José Carlos Pinto Basto Mota Torres
PS
LEGISLATURAS: III IV V VIII (Madeira)
Loja: Camões

- Alexandre Antonio Alves Chaves
PS
LEGISLATURAS: VIII (Vila Real)
Loja: Triângulo Chaves

- Luis Manuel Ferreira Parreirão Gonçalves
PS
LEGISLATURAS: VIII (Coimbra)
Loja: Fernandes Tomás

- José Antonio Ribeiro Mendes
PS
LEGISLATURAS: VII (Santarém)
Loja: Século XXI

- António Ribeiro Gameiro
PS
LEGISLATURAS: X XI XII XIII (Santarém)
Loja: Cidadania e Laicidade

- Carlos Alberto Dias dos Santos
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Guarda)
Loja: Vinte Cinco de Abril

- José Miguel Marques Boquinhas
PS
LEGISLATURAS: VIII (Lisboa)
Loja: Universalis

- Pedro Ricardo Cavaco Castanheira Jorge
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Coimbra)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Vitalino José Ferreira Prova Canas
PS
LEGISLATURAS: IX X (Santarém), XI XII XIII (Lisboa)
Loja: Convergência

- António José Santinho Pacheco
PS
LEGISLATURAS: VIII XIII (Guarda)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Vitor Manuel Sampaio Caetano Ramalho
PS
LEGISLATURAS: VIII (Vila Real), IX X (Setúbal)
Loja: Ocidente

- Filipe Mesquita Vital
PS
LEGISLATURAS: VII VIII (Faro)
Loja: Sete Colinas

- José Manuel Pereira Ribeiro
PS
LEGISLATURAS: X XI (Porto)
Loja: Passos Manuel

- João Barroso Soares
PS
LEGISLATURAS: V IX X (Lisboa), XI XII (Faro), XIII (Lisboa)
Loja: Simpatia e União

- José Luís Ribeiro dos Santos
PSD
LEGISLATURAS: IX (Santarém)
Loja: Ocidente

- Francisco Manuel Coelho Ferreira Pimentel
PSD
LEGISLATURAS: IX (Castelo Branco)
Loja: Redenção

- Pedro Artur Barreirinhas Sales Guedes Coimbra
PS
LEGISLATURAS: IX XIII (Coimbra)
Loja: Cidadania e Laicidade

- Salvador Manuel Correia Massano Cardoso
PSD
LEGISLATURAS: IX (Coimbra)
Loja: Ocidente

- Emídio Guerreiro
PSD
LEGISLATURAS: X XI XII XIII (Braga)
Loja: Vinte Cinco de Abril

- Luís Miguel Pereira de Almeida
PSD
LEGISLATURAS: X (Coimbra)
Loja: Madrugada

- Vasco Seixas Duarte Franco
PS
LEGISLATURAS: X (Lisboa)
Loja: Século XXI

- Luís Paulo Costa Maldonado Gonelha
PS
LEGISLATURAS: XI (Setúbal)
Loja: Cidadania e Laicidade

- Pedro Nuno Mazeda Pereira Neto Rodrigues
PSD
LEGISLATURAS: XI (Braga)
Loja: Lusíadas Renascida

- Manuel José de Faria Seabra Monteiro
PS
LEGISLATURAS: XI XII (Porto)
Loja: Vitória

- Fernando José dos Santos Anastácio
PS
LEGISLATURAS: XIII (Faro)
Loja: Utopia

- António Paulo Martins Pereira Coelho
PSD
LEGISLATURAS: IV V (Coimbra), VI (Fora da Europa), VIII IX X (Coimbra)
Loja: Coerência

- Fernando dos Reis Condesso
PSD
LEGISLATURAS: I II III IV V VI (Santarém)
Loja: Universalis

- António Joaquim Almeida Henriques
PSD
LEGISLATURAS: IX X XI XII (Viseu)
Loja: Alberto Sampaio

- António Ramos Preto
PS
LEGISLATURAS: IX X XI XII (Lisboa)
Loja: Século XXI

- Fernando Manuel Amaro Pratas
PS
LEGISLATURAS: X (Santarém)
Loja: Cidadania e Laicidade

- Pedro Manuel Farmhouse Simões Alberto
PS
LEGISLATURAS: X XI XII (Lisboa)
Loja: Madrugada

5.2. DEPUTADOS (ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, 1975)

- Mário Manuel Cal Brandão (PS, Círculo eleitoral de Aveiro)
Loja: Vitória

- António Carlos Ribeiro Campos (PS, Círculo eleitoral de Coimbra)
Loja: Fraternidade e Justiça

- António Duarte Arnaut (PS, Círculo eleitoral de Coimbra)
Loja: Redenção

- Manuel Francisco da Costa (PS, Círculo eleitoral de Coimbra)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Vítor Manuel Brás (PS, Círculo eleitoral de Coimbra)
Loja: Fernandes Tomás

- Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho (PS, Círculo eleitoral de Évora)
Loja: Universalis

- Luís Maria Kalidás Costa Barreto (PS, Círculo eleitoral de Leiria)
Loja: Universalis

- Aquilino Ribeiro Machado (PS, Círculo eleitoral de Lisboa)
Loja: Liberdade

- Francisco Manuel Marcelo Monteiro Curto (PS, Círculo eleitoral de Lisboa)
Loja: Liberdade

- Gualter Viriato Nunes Basílio (PS, Círculo eleitoral de Lisboa)
Loja: José Estevão

- Nuno Maria Monteiro Godinho de Matos (PS, Círculo eleitoral de Lisboa)
Loja: Liberdade e Justiça

- Rui António Ferreira da Cunha (PS, Círculo eleitoral de Lisboa)
Loja: Simpatia e União

- Emídio Guerreiro (PPD, Círculo eleitoral de Porto)
Loja: Vinte Cinco de Abril

- Manuel de Sousa Ramos (PS, Círculo eleitoral de Porto)
Loja: Vitória

- António Fernando Marques Ribeiro Reis (PS, Círculo eleitoral de Santarém)
Loja: Estrela D'Alva

- Álvaro Ribeiro Monteiro (MDP/CDE, Círculo eleitoral de Setúbal)
Loja: Sete Colinas

- Alberto Marques de Oliveira e Silva (PS, Círculo eleitoral de Viana do Castelo)
Loja: República

- Manuel Alfredo Tito de Morais (PS, Círculo eleitoral de Viana do Castelo)
Loja: José Estevão

- João Alfredo Félix Vieira de Lima (PS, Círculo eleitoral de Viseu)
Loja: Alberto Sampaio

5.3. CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU (21 a 24 candidatos efectivos por partido)

5.3.1. Eleições para o Parlamento Europeu (2014)

- José Carlos das Dores Zorrinho (PS - CANDIDATO EFETIVO 3ª posição na lista - ELEITO)
Loja: Lusitânia

- Diogo Feijóo Leão Campos Rodrigues (PS - CANDIDATO EFETIVO 15ª posição)
Loja: Humanitas

- Ricardo João Gaio Alves (LIVRE - L - CANDIDATO EFETIVO 9ª posição)
Loja: Madrugada

5.3.2. Eleições para o Parlamento Europeu (2009)

- Luís Manuel Capoulas Santos (PS - CANDIDATO EFECTIVO 3ª posição - ELEITO)
Loja: Ocidente

- José Carlos das Dores Zorrinho (PS - CANDIDATO SUPLENTE 1ª posição)
Loja: Lusitânia

- Manuel Gonçalves Martins (B.E. - CANDIDATO EFETIVO 8ª posição)
Loja: União

5.3.3. Eleições para o Parlamento Europeu (2004)

- FAUSTO DE SOUSA CORREIA (PS - CANDIDATO EFECTIVO 7ª posição)
Loja: Revolução

- LUÍS MANUEL CAPOULAS SANTOS (PS - CANDIDATO EFECTIVO 9ª posição)
Loja: Ocidente

5.4. Eleições autárquicas de 2013: candidatos às presidências de câmara

- José Barbosa da Mota (Candidato, PS, Espinho)
Loja: Atlântico

- Manuel Augusto Soares Machado (Presidente, PS, Coimbra)
Loja: A Revolta

- Nuno Miguel Martins Rondão Moita da Costa (Presidente, PS, Condeixa-a-Nova)
Loja: Cidadania e Laicidade

- Luis Miguel Pereira de Almeida (Candidato, PPD/PSD.CDS-PP.PPM.MPT, Figueira da Foz)
Loja: Madrugada

- José Carlos Baptista Garrucho (Candidato, Grupo de Cidadãos III, Mira)
Loja: 8 de Maio

- Carlos Manuel da Silva Páscoa (Candidato, PPD/PSD.CDS-PP.PPM, Soure)
Loja: A Revolta

- Olimpio Manuel Vidigal Galvão (Candidato, PS, Montemor-o-Novo)
Loja: Aurora Alentejana

- Fernando José dos Santos Anastácio (Candidato, PS, Albufeira)
Loja: Utopia

- José António de Sousa Canha (Candidato, PS, Alcobaça)
Loja: Gomes Freire

- João Luís Costa Nunes (Candidato, PS, Loures)
Loja: Liberdade e Justiça

- Elísio Costa Santos Summavielle (Candidato, PS, Mafra)
Loja: Simpatia e União

- Pedro Miguel da Silva Coelho dos Santos (Candidato, PS, Sobral de Monte Agraço)
Loja: O Futuro

- Celso Manuel Gomes Ferreira (Presidente, PPD/PSD, Paredes)
Loja: Obreiros do Trabalho

- Joaquim Barbosa Ferreira Couto (Presidente, PS, Santo Tirso)
Loja: Estrela do Norte

- José Manuel Pereira Ribeiro (Presidente, PS, Valongo)
Loja: Passos Manuel

- Pedro Alexandre Ramos Marques (Candidato, Grupo de Cidadãos I ,Tomar)
Loja: Camões

- José Manuel Torres Couto (Candidato, PS, Alcácer do Sal)
Loja: Simpatia e União

- Manuel da Silva de Oliva (Candidato, CDS-PP, Sátão)
Loja: Delta

- Cílio Pereira Correia (Candidato, PS, Tondela)
Loja: Ocidente

- António Joaquim Almeida Henriques (Presidente, PPD/PSD, Viseu)
Loja: Alberto Sampaio

5.5. Governos Constitucionais

5.5.1. I Governo Constitucional (Primeiro Ministro: Mário Soares)

- JOSE MARIA ROQUE LINO (SECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICACAO SOCIAL)
Loja: Acácia

- JOAO SOARES LOURO (SUBSECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICACAO SOCIAL)
Loja: Alberto Sampaio

- ANTONIO CARLOS RIBEIRO CAMPOS (SECRETARIO DE ESTADO DO FOMENTO AGRARIO)
Loja: Fraternidade e Justiça

- PEDRO AMADEU DE ALBUQUERQUE SANTOS COELHO (SECRETARIO DE ESTADO DAS PESCAS)
Loja: Universalis

- FRANCISCO MANUEL MARCELO MONTEIRO CURTO (MINISTRO DO TRABALHO)
Loja: Liberdade

- ANTONIO MANUEL MALDONADO GONELHA (SECRETARIO DE ESTADO DO TRABALHO / MINISTRO DO TRABALHO)
Loja: Tolerância

- JOAO ALFREDO FELIX VIEIRA DE LIMA (SECRETARIO DE ESTADO DA EMIGRACAO / SECRETARIO DE ESTADO DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS E DA EMIGRACAO)
Loja: Alberto Sampaio

- ANTONIO DE ALMEIDA SANTOS (MINISTRO DA JUSTICA)
Loja: Fraternidade e Justiça

- MANUEL ALFREDO TITO DE MORAIS (SECRETARIO DE ESTADO DA POPULACAO E EMPREGO)
Loja: José Estevão

5.5.2. II Governo Constitucional (Primeiro Ministro: Mário Soares)

- ANTONIO MANUEL MALDONADO GONELHA (MINISTRO DO TRABALHO)
Loja: Tolerância

- ANTONIO CARLOS RIBEIRO CAMPOS (SECRETARIO DE ESTADO DA ESTRUTURACAO AGRARIA)
Loja: Fraternidade e Justiça

- ANTONIO DUARTE ARNAUT (MINISTRO DOS ASSUNTOS SOCIAIS)
Loja: Redenção

- CARLOS EDUARDO FERRO GOMES (SECRETARIO DE ESTADO DA HABITACAO)
Loja: Do Castelo

- JOSE GOMES FERNANDES (SECRETARIO DE ESTADO DO ORDENAMENTO FISICO E AMBIENTE)
Loja: União

- ANTONIO FERNANDO MARQUES RIBEIRO DOS REIS (SECRETARIO DE ESTADO DA CULTURA)
Loja: Estrela D'Alva

- JOAO ALFREDO FELIX VIEIRA DE LIMA (SECRETARIO DE ESTADO DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS E DA EMIGRACAO)
Loja: Alberto Sampaio

- ALBERTO MARQUES DE OLIVEIRA E SILVA (MINISTRO DA ADMINISTRACAO INTERNA)
Loja: República

- ANTONIO DE ALMEIDA SANTOS (MINISTRO ADJUNTO DO PRIMEIRO-MINISTRO)
Loja: Fraternidade e Justiça

5.5.3. III Governo Constitucional (Primeiro Ministro: A. Nobre da Costa)

Sem resultados.

5.5.4. IV Governo Constitucional (Primeiro Ministro: C. A. Mota Pinto)

Sem resultados.

5.5.5. V Governo Constitucional (Primeiro Ministro: M. L. Pintassilgo)

Sem resultados.

5.5.6. VI Governo Constitucional (Primeiro Ministro: F. Sá Carneiro / D. Freitas do Amaral)

Sem resultados.

5.5.7. VII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: F. Pinto Balsemão)

- LUIS DE OLIVEIRA FONTOURA (SECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICACAO SOCIAL)
Loja: Convergência

5.5.8. VIII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: F. Pinto Balsemão)

- LUIS DE OLIVEIRA FONTOURA (SECRETARIO DE ESTADO DA COOPERACAO E DESENVOLVIMENTO)
Loja: Convergência

5.5.9. IX Governo Constitucional (Primeiro Ministro: Mário Soares)

- ANTONIO CARLOS RIBEIRO CAMPOS (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO PRIMEIRO MINISTRO)
Loja: Fraternidade e Justiça

- ANTONIO DE ALMEIDA SANTOS (MINISTRO DE ESTADO E MINISTRO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES)
Loja: Fraternidade e Justiça

- ANTONIO MANUEL DE CARVALHO FERREIRA VITORINO (SECRETARIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES)
Loja: Convergência

- JOSE AUGUSTO SEABRA (MINISTRO DA EDUCACAO)
Loja: União

- VITOR MANUEL SAMPAIO CAETANO RAMALHO (SECRETARIO DE ESTADO DO TRABALHO)
Loja: Ocidente

- ANTONIO MANUEL MALDONADO GONELHA (MINISTRO DA SAUDE)
Loja: Tolerância

- JOAO ROSADO CORREIA (MINISTRO DO EQUIPAMENTO SOCIAL)
Loja: Vitória

5.5.10. XIII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: António Guterres)

- VITALINO JOSE FERREIRA PROVA CANAS (SECRETARIO DE ESTADO DA PRESIDENCIA DO CONSELHO DE MINISTROS)
Loja: Convergência

- JOSE RODRIGUES PEREIRA DOS PENEDOS (SECRETARIO DE ESTADO DA ENERGIA / SECRETARIO DE ESTADO DA DEFESA)
Loja: José Estevão

- JORGE PAULO SACADURA ALMEIDA COELHO (MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA / MINISTRO ADJUNTO)
Loja: Camões

- LUIS MANUEL FERREIRA PARREIRAO GONCALVES (SECRETARIO DE ESTADO DA ADMINISTRACAO INTERNA)
Loja: Fernandes Tomás

- JOAO CARDONA GOMES CRAVINHO (MINISTRO DO PLANEAMENTO E ADMINISTRACAO DO TERRITORIO / MINISTRO DO EQUIPAMENTO, DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRACAO DO TERRITORIO)
Loja: O Futuro

- VITOR MANUEL SAMPAIO CAETANO RAMALHO (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DA ECONOMIA)
Loja: Ocidente

- LUIS MANUEL CAPOULAS SANTOS (SECRETARIO DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL / MINISTRO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS)
Loja: Ocidente

- LUIS MEDEIROS VIEIRA (SECRETARIO DE ESTADO DA MODERNIZACAO AGRICOLA E DA QUALIDADE ALIMENTAR)
Loja: José Estevão

- JOSE APOLINARIO NUNES PORTADA (SECRETARIO DE ESTADO DAS PESCAS)
Loja: O Futuro

- RUI ANTÓNIO FERREIRA DA CUNHA (SECRETARIO DE ESTADO DA INSERCAO SOCIAL)
Loja: Simpatia e União

- ANTONIO MANUEL DE CARVALHO FERREIRA VITORINO (MINISTRO DA PRESIDENCIA / MINISTRO DA DEFESA NACIONAL)
Loja: Convergência

- FAUSTO DE SOUSA CORREIA (SECRETARIO DE ESTADO DA ADMINISTRACAO PUBLICA)
Loja: Revolução

- JOSE ALBERTO REBELO DOS REIS LAMEGO (SECRETARIO DE ESTADO DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERACAO)
Loja: Ocidente

5.5.11. XIV Governo Constitucional (Primeiro Ministro: António Guterres)

- VITALINO JOSE FERREIRA PROVA CANAS (SECRETARIO DE ESTADO DA PRESIDENCIA DO CONSELHO DE MINISTROS)
Loja: Convergência

- JORGE PAULO SACADURA ALMEIDA COELHO (MINISTRO DA PRESIDENCIA / MINISTRO DE ESTADO / MINISTRO DO EQUIPAMENTO SOCIAL)
Loja: Camões

- RICARDO PAIXÃO MOREIRA SA FERNANDES (SECRETARIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS FISCAIS)
Loja: Liberdade

- LUIS MANUEL CAPOULAS SANTOS (MINISTRO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS)
Loja: Ocidente

- LUIS MEDEIROS VIEIRA (SECRETARIO DE ESTADO DOS MERCADOS AGRICOLAS E DA QUALIDADE ALIMENTAR / SECRETARIO DE ESTADO DA AGRICULTURA)
Loja: José Estevão

- JOSE APOLINARIO NUNES PORTADA (SECRETARIO DE ESTADO DAS PESCAS)
Loja: O Futuro

- RUI ANTÓNIO FERREIRA DA CUNHA (SECRETARIO DE ESTADO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE / SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO E DOS TRANSPORTES / SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE)
Loja: Simpatia e União

- VITOR MANUEL SAMPAIO CAETANO RAMALHO (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DA ECONOMIA)
Loja: Ocidente

- RUI CARLOS PEREIRA (SECRETARIO DE ESTADO DA ADMINISTRACAO INTERNA)
Loja: Convergência

- JOSE MIGUEL MARQUES BOQUINHAS (SECRETARIO DE ESTADO DA SAUDE)
Loja: Universalis

- JOSE MANUEL VIEIRA CONDE RODRIGUES (SECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICACAO SOCIAL)
Loja: Lusitânia

- ACACIO MANUEL DE FRIAS BARREIROS (SECRETARIO DE ESTADO PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR)
Loja: O Futuro

- ALBERTO DE SOUSA MARTINS (MINISTRO DA REFORMA DO ESTADO E DA ADMINISTRACAO PUBLICA)
Loja: Vitória

- LUIS MANUEL FERREIRA PARREIRÃO GONCALVES (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO E DAS OBRAS PUBLICAS)
Loja: Fernandes Tomás

- JOSE CARLOS DAS DORES ZORRINHO (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRACAO INTERNA)
Loja: Lusitânia

- FAUSTO DE SOUSA CORREIA (SECRETARIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES / SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DE ESTADO / SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO PRIMEIRO-MINISTRO)
Loja: Revolução

5.5.12. XV Governo Constitucional (Primeiro Ministro: J. M. Durão Barroso)

Sem resultados.

5.5.13. XVI Governo Constitucional (Primeiro Ministro: P. Santana Lopes)

- ANTÓNIO PAULO MARTINS PEREIRA COELHO (SECRETARIO DE ESTADO DA ADMINISTRACAO LOCAL / SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRACAO INTERNA)
Loja: Coerência

5.5.14. XVII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: José Sócrates)

- RUI CARLOS PEREIRA (MINISTRO DA ADMINISTRACAO INTERNA)
Loja: Convergência

- JOSE MIGUEL ABREU DE FIGUEIREDO MEDEIROS (SECRETARIO DE ESTADO DA PROTEÇÃO CIVIL)
Loja: Intervenção

- JOSE MANUEL VIEIRA CONDE RODRIGUES (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO E DA JUSTICA)
Loja: Lusitânia

- JORGE LACÃO COSTA (SECRETARIO DE ESTADO DA PRESIDENCIA DO CONSELHO DE MINISTROS)
Loja: Estrela D'Alva

- ANTONIO JOSE DE CASTRO GUERRA (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO, DA INDUSTRIA E DA INOVAÇÃO)
Loja: Liberdade

- LUIS MEDEIROS VIEIRA (SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DA AGRICULTURA E DAS PESCAS)
Loja: José Estevão

XVIII Governo Constitucional (Primeiro Ministro: José Sócrates)
- Rui Carlos Pereira (Ministro da Administração Interna)
Loja: Convergência

- Alberto de Sousa Martins (Ministro da Justiça)
Loja: Vitória

- Jorge Lacão Costa (Ministro dos Assuntos Parlamentares)
Loja: Estrela D'Alva

- José Manuel Gouveia Almeida Ribeiro (Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro)
Loja: Universalis

- José Manuel Vieira Conde Rodrigues (Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna)
Loja: Lusitânia

- Vasco Seixas Duarte Franco (Secretário de Estado da Proteção Civil)
Loja: Século XXI

- José Carlos das Dores Zorrinho (Secretário de Estado da Energia e Inovação)
Loja: Lusitânia

- Luís Medeiros Vieira (Secretário de Estado da Agricultura e Pescas)
Loja: José Estevão

- Elísio Costa Santos Summavielle (Secretário de Estado da Cultura)
Loja: Simpatia e União

5.5.15. XIX Governo Constitucional (Primeiro Ministro: P. Passos Coelho)

- LUÍS ÁLVARO BARBOSA DE CAMPOS FERREIRA (Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação)
Loja: Liberdade e Justiça

- Emídio Guerreiro (Secretário de Estado do Desporto e Juventude)
Loja: Vinte Cinco de Abril

- António Joaquim Almeida Henriques (Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional)
Loja: Alberto Sampaio

XX Governo Constitucional (Primeiro Ministro: P. Passos Coelho)
- LUÍS ÁLVARO BARBOSA DE CAMPOS FERREIRA (Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação)
Loja: Liberdade e Justiça

- Emídio Guerreiro (Secretário de Estado do Desporto e Juventude)
Loja: Vinte Cinco de Abril

5.5.16. XXI Governo Constitucional (Primeiro Ministro: António Costa)

- João Barroso Soares (Ministro da Cultura)
Loja: Simpatia e União

- Luís Manuel Capoulas Santos ( Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural)
Loja: Ocidente

- João Pedro do Rego dos Santos Vasconcelos (Secretário de Estado da Indústria)
Loja: Camões

- Carlos Manuel Martins (Secretário de Estado do Ambiente)
Loja: Madrugada

- Luís Medeiros Vieira (Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação)
Loja: José Estevão

- José Apolinário Nunes Portada (Secretário de Estado das Pescas)
Loja: O Futuro

== Governadores Civis a partir de 1974 ===

- Aveiro
- José Barbosa Mota (2009­-2011)
Loja: Atlântico

- Coimbra
- Fernando Baeta Cardoso do Vale (1976­-1980)
Loja: Redenção

- Carlos Alberto Raposo Santana Maia (1983­-1986)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Horácio André Antunes (1999­-2002)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Henrique José Lopes Fernandes (2005­-2011)
Loja: A Revolta

- Évora
- Manuel Francisco da Costa (1976­-1978)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Fausto Lucas Martins (1978­-1980)
Loja: Alberto Sampaio

- Guarda
- António José Santinho Pacheco (2009­-2011)
Loja: Fraternidade e Justiça

- Leiria
- Joaquim da Rocha e Silva (1974­-1979)
Loja: Gomes Freire

- José Miguel Abreu de Figueiredo Medeiros (2005­-2008)
Loja: Intervenção

- José Humberto Santos Paiva de Carvalho (2008­-2011)
Loja: Redenção

- Lisboa
- António Bento da Silva Galamba (2009­-2011)
Loja: Liberdade e Justiça

- Porto
- Mário Manuel Cal Brandão (1974­-1980)
Loja: Vitória

- Mário Manuel Cal Brandão (1983­-1985)
Loja: Vitória

- Joaquim Barbosa Ferreira Couto (1999­-2002)
Loja: Estrela do Norte

- Santarém
- José Luís Ribeiro dos Santos (1991­-1994)
Loja: Ocidente

- Viana do Castelo
- Alberto Marques de Oliveira e Silva (1976­-1980)
Loja: República

- Alberto Marques de Oliveira e Silva (1995­-2002)
Loja: República

- Vila Real
- Alexandre António Alves Chaves (2009­-2011)
Loja: Triângulo Chaves

5.6. Membros fundadores do Partido Socialista

- Alberto Marques de Oliveira e Silva
Loja: República

- António Duarte Arnaut
Loja: Redenção

- António Carlos Campos (António Carlos Ribeiro Campos? - deputado do PS por Coimbra na Assembleia Constituinte)
Loja: Fraternidade e Justiça

- António Fernando Marques Ribeiro dos Reis
Loja: Estrela D'Alva

- Francisco Manuel Marcelo Monteiro Curto
Loja: Liberdade

- Gustavo Soromenho
Loja: Liberdade

- João Gomes (João Joaquim Gomes?)
Loja: Montanha

- João Lima (João Alfredo Felix Vieira de Lima? - deputado do PS por Viseu na Assembleia Constituinte)
Loja: Alberto Sampaio

- Joaquim Rocha e Silva
Loja: Gomes Freire

- José Maria Roque Lino
Loja: Acácia

- Liberto Cruz (Liberto da Fonseca Ribeiro da Cruz?)
Loja: Montanha

- Manuel Alfredo Tito de Morais
Loja: José Estevão

- Mário Manuel Cal Brandão
Loja: Vitória

- Nuno Maria Monteiro Godinho de Matos
Loja: Liberdade e Justiça

- Pedro Coelho (Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho? - deputado do PS por Évora na Assembleia Constituinte)
Loja: Universalis

NOTA: Há vários outros nomes em dúvida, por não estarem completos na fonte. Se econtrar algum erro, agradeço que entre em contacto mailto:webmaster@tretas.org.

6. Outras Referências no Tretas

7. Fontes

8. Ficheiros em anexo

9. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaOrganização