Contents
Páginas de Ajuda
O tretas.org é um wiki aberto, isto quer dizer, entre outras coisas, que qualquer um se pode inscrever e editar o conteúdo destas páginas. Apenas mantemos algumas áreas mais restritas por forma a mantermos uma certa estrutura no site, quanto ao resto tudo se pode modificar.
Temos um conjunto de "categorias" onde tentamos organizar a maior parte do conteúdo:
Análises - temas de interesse público desenvolvidos pela equipa do tretas.org, consagrando um processo de investigação e/ou análise, acompanhando igualmente casos mediáticos que se arrastam no tempo;
Biografias - como o nome indica nesta secção são incluídas biografias de pessoas relevantes para as matérias tratadas neste site. Notar que não andamos à caça de criminosos, queremos isso sim compreender como as coisas funcionam. Assim quem figura na área de biografias não quer dizer que tenha sido corrupto ou algo do género, antes pelo contrário, uma pessoa pode figurar lá exactamente porque tem mérito e tentou mudar alguma coisa neste país;
Organizações - tal como as biografias, nesta secção incluímos descrições de organizações influentes, quer positivamente quer negativamente;
Artigos - nesta secção são adicionados artigos soltos, não integrados em nenhuma das outras secções;
Actos Eleitoras - informação política sobre os actos eleitorais que periodicamente invadem o nosso dia a dia. Procuramos disponibilizar os programas políticos de candidatos individuais e partidos consoante o tipo de eleição. Inclui análises sobre os actos eleitorais e o sistema político.
Leis - Leis que mais afectam o cidadão comum, das quais se ouve falar mas são difíceis de encontrar. Para cada Lei poderá encontrar o texto da Lei e o impacto que suscitou nos media, assim como análises ou consequências.
Como criar novas páginas
Para criar uma nova página, basta dirigir-se a uma das categorias relevantes, onde lhe irá aparecer um diálogo como o seguinte:
Basta preencher o nome da página e clicar em "Criar Dossier" (se for um dossier que está a criar, claro está).
Os nomes das páginas não devem conter espaços ou acentos, por exemplo se quisermos criar uma página sobre "extracção de caulinos", um nome admissível será: ExtraccaoDeCaulinos . Repare que para dividir cada palavra usámos uma letra maiúscula.
A única excepção a esta regra existe na secção de artigos, secção essa onde o nome da página deverá corresponder ao nome do artigo (isto acontece por motivos técnicos que não vale a pena estar aqui a explicar, no entanto no futuro é normal que se elimine também esta excepção.
Nas categorias indicadas todas as páginas usam modelos pré-definidos, apesar disto, note que não é obrigada(o) a seguir esses modelos, estes são apenas sugestões.
Como adicionar anexos a uma página
Para adicionar anexos a uma página basta escolher: Acções → Attach File
Pedimos para ter o cuidado de não enviar ficheiros que:
Sejam muito grandes, ficheiros com mais de 5MB deverão ser alojados em sites como Filedroper;
- Estejam protegidos por direito de cópia;
- Não tenham a ver com o assunto tratado na página.
Incluir imagens
Para incluir uma imagem deve-se em primeiro lugar acrescentar essa imagem como anexo da página. Depois de se fazer o upload, a imagem vai aparecer na página dos anexos como:
[[attachment:criar_dossier.png]]
Se incluirmos no documento o link para a imagem com os parênteses rectos, a imagem não vai ser mostrada e em vez disso vai aparecer um link para se puder descarregar a imagem. Se substituirmos os parênteses rectos por chavetas, então a imagem será inserida directamente no documento.
Incluir vídeos
Para incluir um vídeo do YouTube usar o macro:
<<YouTube(ID)>>
O ID é a cadeia de caracteres que aparece no endereço do video, por exemplo em:
http://www.youtube.com/watch?v=GcLmi0ZdEpc&feature=rec-LGOUT-farside_rn-2r-13-HM
O ID é GcLmi0ZdEpc ou seja é o que está após o v= e antes do &.
Opcionalmente pode acrescentar o parâmetro "Visíbilidade" que tem dois valores possíveis, "Mostrar" ou "Esconder". O valor por omissão é "Mostrar". Quando usamos o valor "Esconder", em vez de mostrarmos o vídeo é mostrado um botão de play:
Para mostrar o vídeo é necessário clicar neste botão.
Exemplo:
<<YouTube(GcLmi0ZdEpc, Esconder)>>
Para incluir playlists do YouTube usar o macro:
<<YouYubePL(ID)>>
Uma play list permite visionar sequencialmente dois ou mais vídeos, é útil quando temos um vídeo com mais de uma parte.
O ID da playlist aparece após o p= e antes do & (se este existir), por exemplo:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=6806096A28F56780
O ID a usar será: 6806096A28F56780
Para incluir vídeos do Sapo (utilizados por inúmeros sites como o da SIC, por exemplo), usar o macro:
<<SapoVideo(ID, Visível)>>
Neste caso o ID aparece no fim do endereço do video:
http://videos.sapo.pt/AkjhASDLjHASD
O ID é neste caso AkjhASDLjHASD.
Opcionalmente pode acrescentar o parâmetro "Visíbilidade" que tem dois valores possíveis, "Mostrar" ou "Esconder". O valor por omissão é "Mostrar". Quando usamos o valor "Esconder", em vez de mostrarmos o vídeo é mostrado um botão de play:
Para mostrar o vídeo é necessário clicar neste botão.
Exemplo:
<<SapoVideo(AkjhASDLjHASD, Esconder)>>
Onde obter ajuda sobre wikis
Se não sabe o que é um wiki recomendamos que siga o seguinte tutorial:
Pode encontrar outros tópicos de ajuda em consultando os ConteúdosDeAjuda.
Se o seu problema é editar uma página, consulte por favor a AjudaNaEdição ou a verão condensada em ReferênciaDeSintaxe.