Não Editável História Acções RSS

Eleições/Legislativas2011

1. Eleições Legislativas 2011

logotipo.png


Inicialmente previstas para 2013, as eleições legislativas foram antecipadas para 5 de Junho de 2011 após Cavaco Silva, Presidente da República, ter aceite o pedido de demissão apresentado pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, e dissolvido a Assembleia da República.

Estas eleições elegeram os 230 deputados da Assembleia da República distribuídos por círculo eleitoral conforme mostra a imagem seguinte, de acordo com o Mapa Oficial n.º 4/2011 da Comissão Nacional de Eleições, publicado a 2011.04.11 em Diário da República.

Mapa_da_distribuição_Deputados_por_círculo_eleitoral.png

Após as eleições foi formado um governo de coligação PSD/CDS, o programa resultante, pode ser lido aqui. Consulte a secção "Resultados" para ter mais detalhe.

2. Cronologia da antecipação das eleições

  • 2011.03.09

    • O Presidente da República, Cavaco Silva, toma posse para um segundo mandato.
  • 2011.03.11

    • Governo apresenta o PEC IV, com novas medidas de austeridade para 2011, 2012 e 2013.
    • Surge a polémica de que este PEC teria sido acordado previamente com a Comissão Europeia.
    • A partir desta data os vários partidos na oposição declaram o seu não apoio a um novo PEC, em especial o PSD que havia permitido a aprovação dos anteriores.
  • 2011.03.14

    • O primeiro-ministro anuncia que o Governo apresentará uma resolução sobre o PEC na Assembleia da República.
  • 2011.03.15

    • José Sócrates adverte que uma moção contra o PEC, a ser aprovada no Parlamento, significa a abertura de uma crise política.
  • 2011.03.21

    • O ministro dos Assuntos Parlamentares sugere o cenário da demissão do Governo na sequência de um chumbo do PEC IV.
  • 2011.03.23

    • O Parlamento aprova cinco resoluções de rejeição do PEC IV incluídas em projectos de todos os partidos na oposição.
    • José Sócrates apresenta o pedido de demissão ao Presidente da República.
  • 2011.03.31

    • O Presidente da República aceita o pedido, depois de ouvir os vários partidos e o Conselho de Estado, e anuncia a marcação de eleições legislativas antecipadas para 5 de Junho.

3. Partidos Candidatos e Programas Eleitorais

Os partidos candidatos nestas eleições são:

Dos dezassete candidatos só dez concorrem a todos os círculos eleitorais: BE, CDS-PP, CDU, PS, PSD, MEP, MPT, PCTP-MRPP, PNR e PPM.

Para mais detalhes sobre os candidatos nos círculos eleitorais pode consultar a Ordenação das candidaturas no boletim de voto por círculo eleitoral

4. Contexto e polémicas

4.1. Troika

A descrever brevemente.

4.2. Descriminação nos debates televisivos

Os três canais de televisão, RTP, SIC e TVI, decidiram fazer debates só com os Partidos com representação parlamentar, excluindo os restantes doze Partidos candidatos às eleições. O modelo escolhido foi o mesmo que o das Legislativas de 2009, com dez frente-a-frentes entre os líderes partidários do BE, CDS-PP, CDU, PS e PSD.

Esta decisão para além de ser contra a Lei Eleitoral e contrária a um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, não tomou em conta um comunicado oficial da Comissão Nacional de Eleições, anterior à decisão dos canais televisivos, a incitar os órgãos de comunicação social a garantirem um tratamento jornalístico não discriminatório de todas as candidaturas.

Após vários protestos de alguns Partidos excluídos dos debates televisivos, os três canais comunicaram que, além dos dez debates com líderes dos partidos com representação parlamentar, realizariam:

  • Um debate na RTP1 entre os sete Partidos sem representação parlamentar que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais.
  • 21 entrevistas a todos os Partidos sem representação parlamentar, distribuídas pelos três principais canais.
  • 19 entrevistas na RTP2 a todos os Partidos com e sem representação parlamentar.

Para informação mais detalhada sobre este tema veja aqui.

4.3. Adiamento dos programas de Mário Crespo e Manuela Moura Guedes na SIC

O director-geral da SIC, Luís Marques, admitiu que o regresso aos ecrãs de Mário Crespo e de Manuela Moura Guedes foi adiado devido ao período eleitoral.

O programa Plano Inclinado não está previsto ir para o ar neste período, assim como, o programa que a Manuela Moura Guedes prepara para a estação.

Resta saber se a questão é puramente de gestão de conteúdos ou há outras razões escondidas.

  • SIC Notícias adia ‘Plano’ de Crespo Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.04.21
    • Fonte: Correio da Manhã
    • Autor: Sofia Piçarra
    • O director-geral da estação, Luís Marques, já admitiu que "as eleições e o ciclo político atrasaram a agenda, que vai ser muito intensa, com entrevistas e debates", situação que se repete na SIC Notícias e afecta o regresso de Mário Crespo.
      ... fonte de Carnaxide confirmou que "para já, não há espaço" para ‘Plano Inclinado’, o formato conduzido por Crespo e que foi suspenso em Fevereiro.
      Também a estreia de Manuela Moura Guedes, na SIC generalista, ficou comprometida pelo calendário eleitoral, uma vez que "não vai ser fácil encaixar" o programa que a jornalista prepara para a estação, reconheceu Luís Marques.

4.4. Suspensão dos tempos de antena do Partido da Nova Democracia

Em 2011-05-24, a Comissão Nacional de Eleições pediu ao Tribunal Constitucional para suspender os tempos de antena do Partido da Nova Democracia, cujo líder é José Manuel Coelho, por considerar os considerar uma injúria e uma falta de respeito pelos órgãos da República.
O tempo de antena polémico compara Alberto João Jardim a outros ditadores como Hitler, colocando-o mesmo a discursar em alemão.

O pedido de suspensão foi aprovado por maioria, com o voto contra do BE. O PND discordou da decisão.

  • CNE aprova pedido para suspender tempo de antena do PND Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.24
    • Fonte: Correio da Manhã
    • Autor: Redacção
    • A representante do BE na Comissão Nacional de Eleições (CNE) votou esta terça-feira contra a deliberação que pede a suspensão do tempo de antena do PND, argumentando que não viola a lei e invocando a liberdade de propaganda política.
      A CNE deliberou hoje por maioria, apenas com o voto contra da representante do BE, pedir ao Tribunal Constitucional a suspensão da transmissão do tempo de antena do PND, que põe Alberto João Jardim a discursar em alemão numa associação ao ditador nazi Hitler e inclui imagens de ditadores como o tunisino Ben Ali ou Mubarak, do Egipto.
      A deliberação teve origem numa queixa apresentada por um cidadão residente na Madeira, segundo confirmou o porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos.

  • PND diz ser "extraordinário" pedido da CNE para suspensão de tempo de antena Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.24
    • Fonte: Público
    • Autor: Lusa
    • Em declarações à agência Lusa, Baltasar Aguiar disse desconhecer o conteúdo da decisão, mas considerou “extraordinário que a CNE suspenda o tempo de antena, mas não tenha tomado nenhuma posição relativamente aos termos em que decorrem as eleições na Madeira”.
      Apontou que a comparação é com “um líder como Alberto João Jardim, que defende a tese do povo superior, tem tiques de autoritarismo constantes, designadamente alcandorando-se à posição de dar ordem às forças policiais, lança uma politica de ódio contra oposição, no exercício das suas funções, apelida os membros do PND de fascistas e nazis".

Curiosamente, as primeiras notícias indicavam o pedido de suspensão do Partido Trabalhista Português em vez do Partido da Nova Democracia.

Para além da TSF, o Jornal de Negócios e a revista Sábado referiram-se ao Partido Trabalhista Português. O resto da imprensa não cometeu esse erro. Nenhuma correcção foi feita até ao momento.

Este facto provocou o seguinte comunicado do Partido Trabalhista Português:

  • Comunicado e Carta Aberta do PTP dirigida á Comissão Nacional de Eleições

    Exmo Senhor Presidente da Comissão Nacional de Eleições

    O PTP foi confrontado no dia 24/05/2011 com uma notícia segundo a qual a CNE tinha solicitado ao Tribunal Constitucional a suspensão dos tempos de antena.

    Posteriormente , na sequência de reclamação a CNE veio a reconhecer que se alguma violação existiu a mesma é exclusivamente imputável ao PND. Tal engano foi apenas amplamente divulgado na parte em que é lesiva para o PTP e é manifestamente impossivel que o PTP se substitua a quem quer que seja para esclarecer o que ainda não foi esclarecido.

    Efectivamente, o PTP desconhece a origem concreta da notícia e uma vez que para além da discriminação de que tem sido vítima por parte de alguns orgãos de comunicação social com manifesta afectação do direito de todos os cidadãos a serem informados em condições de igualdade, solicitamos a V. Exa se digne em comunicado, ainda que de forma sucinta, dar os esclarecimentos que considere pertinentes para que os eleitores possam concluir que foi resposta a verdade dos factos, o que só será possível com explicação do que sucedeu e eventual divulgação de um pedido de desculpas que desde já se aceita.

    Com os melhores cumprimentos

    Amândio Cerdeira Madaleno
    Presidente da Comissão Política Nacional

4.5. Pintura da CDU nas Escadas Monumentais de Coimbra

Na noite de 22 para 23 de Maio, membros da CDU pintaram nas Escadas Monumentais de Coimbra uma mensagem política alusiva ao Ensino e apelando ao voto na CDU.

Pintura_da_CDE_nas_Escadas_Monumentais_Coimbra.jpg

Protestos_contra_pintura_nas_Escadas_Monumentais_Coimbra.jpg

Este acto provocou uma série de protestos locais contra a propaganda política num monumento que faz parte da história da Universidade de Coimbra e que é património e integra a candidatura da Universidade a Património da UNESCO.
Para além de protestos nas redes sociais, a Associação Académica de Coimbra considerou o acto como vandalismo e encabeçou um protesto durante o comício da CDU no local.
A reitoria da Universidade não tomou nenhuma posição sobre o assunto, enquanto o director do Gabinete do Centro Histórico da Câmara de Coimbra, Sidónio Simões, classificou a pintura como ilegal devido ao monumento estar em fase de classificação.

O cabeça de lista da CDU por Coimbra, Manuel Rocha, defende o acto como legal e que a pintura não deve ser removida devido a tratar-se de uma mensagem de propaganda eleitoral, pintada com tinta de água que, segundo o mesmo, irá desaparecer com a chuva.

De referir que a PSP esteve no local durante a realização da pintura, na sequência de uma queixa, tendo concluído que se tratava de uma actividade legal.
A CNE emitiu a 2011-05-25 um parecer que não considera ilegal a pintura e que quem danificar aquela mensagem incorre numa pena de prisão e multa.

Eis alguns artigos que saíram sobre o assunto:

  • Escadas da Universidade de Coimbra pintadas com slogans da CDU Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.24
    • Fonte: TSF
    • Autor: Redacção
    • O presidente da Associação Académica de Coimbra considerou que este foi um «acto de vandalismo», contudo, o cabeça de lista da CDU no distrito lembrou que o «acto é legal». As 125 escadas monumentais da Universidade de Coimbra apareceram, esta terça-feira, pintadas com slogans da CDU a denunciar os lucros dos bancos, mas também o corte nas bolsas dos estudantes universitários.

  • PCP e estudantes em confronto Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.24
    • Fonte: Sol
    • Autor: Por César Avó
    • Uma noite quente e tensa foi vivida nas escadas monumentais de Coimbra devido à polémica das pinturas ali realizadas pelos comunistas. Uma centena de estudantes ocupou o topo da escadaria e fez uma manifestação ao mesmo tempo que, em baixo, se desenrolava o comício da CDU.
      Se os estudantes gritavam palavras de ordem como ‘Estudantes unidos jamais serão vencidos’ ou ‘Limpem as escadas’, a resposta surgiu pela boca do candidato pelo distrito, Manuel Pires da Rocha: «Se uma pintura da CDU incomoda muita gente, a luta da CDU incomoda muito mais!».

  • CNE considera que pintura da CDU nas Escadas Monumentais de Coimbra não é ilegal Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.26
    • Fonte: Público
    • Autor: Aníbal Rodrigues
    • A Comissão Nacional de Eleições (CNE) emitiu ontem um parecer que não considera ilegal a pintura de uma mensagem de propaganda eleitoral que a CDU efectuou, domingo à noite, nos cinco lanços das Escadas Monumentais, em Coimbra, e avisa que quem danificar aquela mensagem incorre numa pena de prisão e multa.
      O parecer avisa que "aquele que roubar, furtar, destruir, rasgar ou por qualquer forma inutilizar, no todo ou em parte, ou tornar ilegível, o material de propaganda eleitoral afixado ou o desfigurar, ou colocar por cima dele qualquer material com o fim de o ocultar será punido com a pena de prisão até seis meses e multa de 4,99 a 49,88 euros".

  • Gabinete rebate parecer da comissão de eleições que iliba CDU por pintar escadas em Coimbra Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.26
    • Fonte: Público
    • Autor: Lusa
    • “A comissão da UNESCO não avisa quando vem. Imagine que vinha cá hoje”, enfatizou Sidónio Simões.
      O director do Gabinete para o Centro Histórico de Coimbra acredita “que a CDU venha a limpar” as Monumentais “sem mais polémicas”, pois “limpar é difícil e muito caro”, mesmo que se trate da chamada “tinta a água”, como alega a coligação.

  • Legislativas; CDU apresenta queixa por destruição de propaganda em Coimbra Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.05.29
    • Fonte: Visão
    • Autor: Lusa
    • A CDU de Coimbra anunciou hoje ter apresentado uma queixa na PSP de Coimbra e à Comissão Nacional de Eleições por furto e destruição de 20 pendões de propaganda política... nas zonas vizinhas da Praça da República e da Rua Oliveira Matos, que entroncam com as Escadas Monumentais...

5. Orçamentos de Campanha

Segundo o site do Tribunal Constitucional, o custo total orçamentado para a campanha eleitoral é de 6.787.439 €.
Deste total, 6.161.799€ estão previstos como subvenção estatal, o que equivale a cerca de 91% do total orçamentado para a campanha. Somente 5% provém dos partidos políticos e os restantes 4% de angariação de fundos.

Partido

Subvenção Estatal

Fundos do Partido

Angariação de Fundos

Total

PS

2.000.000

200.000

-

2.200.000

PSD

1.800.000

-

190.000

1.990.000

CDS-PP

700.000

-

-

700.000

CDU

920.000

45.000

30.000

995.000

BE

686.809

-

18.000

704.809

MEP

-

10.000

-

10.000

MPT

-

16.000

4.000

20.000

PAN

-

4.000

5.000

9.000

PCTP/MRPP

50.000

25.000

5.000

80.000

PDA

-

25.000

15.000

40.000

PH

-

-

5.000

5.000

PND

4.990

4.990

-

9.980

PNR

-

500

1.200

1.700

PTP

não disponível

POUS

-

750

1.200

1.950

PPM

-

-

18.000

18.000

PPV

-

-

2.000

2.000

Para consultar o orçamento que cada partido enviou ao Tribunal Constitucional basta clicar no nome do partido na tabela anterior ou na lista de anexos a esta página.

6. Frente a Frentes

6.1. CDS-PP e CDU

Brevemente!
Com Paulo Portas (CDS-PP) e Jerónimo de Sousa (CDU).

6.2. PS e CDS-PP

Brevemente!
Com José Sócrates (PS) e Paulo Portas (CDS-PP).

6.3. PSD e CDU

Brevemente!
Com Passos Coelho (PSD) e Jerónimo de Sousa (CDU).

6.4. PS e BE

Com José Sócrates (PS) e Francisco Louçã (BE).

6.5. BE e CDU

Com Francisco Louçã (BE) e Jerónimo de Sousa (CDU)

6.6. PSD e CDS-PP

Com Passos Coelho (PSD) e Paulo Portas (CDS-PP)

6.7. PS e CDU

Com José Sócrates (PS) e Jerónimo de Sousa (CDU)

6.8. PSD e BE

Com Passos Coelho (PSD) e Francisco Louçã (BE)

6.9. Pequenos Partidos

Brevemente!
18 de Maio na RTP - Com 7 dos pequenos partidos que concorrem a mais do que 15 círculos eleitorais

6.10. CDS-PP e BE

Com Paulo Portas (CDS-PP) e Francisco Louçã (BE)

6.11. PS e PSD

20 de Maio na RTP - Com José Sócrates (PS) e Passos Coelho (PSD)

7. Entrevistas

Foram realizadas 40 entrevistas a todos os Partidos candidatos.
Devido à pouca divulgação destas entrevistas e ao horário errático, é difícil encontrar todas elas para as divulgar aqui sem deixar algumas de fora. Como isto poderia levar a uma descriminação não intencional, nenhuma será divulgada até termos pelo menos uma de cada Partido candidato.

Se quiser ajudar nesta recolha não hesite em deixar um comentário ou enviar um email para jose.lopes@tretas.org com o link da entrevista.

8. Sondagens e Projecções

Neste ponto agrupamos as sondagens e projecções realizadas desde 23 de Março de 2011, dia do pedido de demissão do primeiro-ministro José Sócrates.
Este agrupamento é feito pelas empresas ou entidades autoras das sondagens, que são: Aximage, Eurosondagem, Marktest, Intercampus e Universidade Católica.
De referir que só se encontram aqui sondagens que foram depositadas na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

B.N.O. - significa Brancos, Nulos e Outros

resumo_sondagens_aximage.png
resumo_sondagens_eurosondagem.png
resumo_sondagens_intercampus.png
resumo_sondagens_marktest.png
resumo_sondagens_catolica.png

FONTE: Depósitos de 2011 na ERC

9. Resultados

resultados_oficiais.png

Destaca-se o valor da abstenção que é o maior até agora em eleições legislativas, assim como o número de votos em branco. Para referência pode consultar a análise da abstenção.

Se fizermos a contagem com o universo efectivo de votantes, ou seja, se considerarmos os 9.624.354 inscritos e retirarmos os 79.399 votos nulos obtemos os seguintes resultados que espelham a verdadeira representatividade:

resultados_oficiais_corrigidos.png

10. Distribuição de Deputados

parlamento_deputados.png

11. Ficheiros em anexo a este dossier

12. Comentários

Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaDossiers