Não Editável História Acções RSS

MariaLuisAlbuquerque

1. Maria Luís Albuquerque

Desconhecida do grande público, surgiu como uma surpresa no XIX Governo Constitucional ao ser nomeada Secretária de Estado do Tesouro e Finanças. Segundo a imprensa, a sua escolha foi assente na confiança pessoal e profissional do Primeiro-Ministro Passos Coelho, que terá sido seu aluno na Universidade Lusíada de Lisboa.

Nas Legislativas que antecederam este Governo, foi cabeça de lista do PSD por Setúbal como independente a convite de Passos Coelho.

Enquanto Secretária de Estado do Tesouro esteve envolvida na privatização da EDP e REN, privatização que se tornou objecto de investigação pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) por suspeitas de tráfico de influências.

Também apareceu associada ao Caso dos Swaps, em que foi responsável pela perda de cerca de 40 M€ por contratos Swap enquanto directora financeira da Refer, facto conhecido aquando da sua nomeação para Ministra de Estado e Finanças.

O seu envolvimento neste caso tornou-se mais importante quando em Junho, dias antes de ser nomeada Ministra, ao ser confrontada na Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público com a demora de acção para eliminar estes contratos, demora que terá causado perdas de 1.000 M€ ao erário público, afirmou que na passagem de pasta do Governo anterior não lhe foi fornecido qualquer documento.

Este facto foi desmentido pelos membros do Governo anterior, PS e inclusive pelo seu superior hierárquico Vítor Gaspar, agravado pela divulgação de troca de emails entre a própria Maria Albuquerque e o então director-geral do Tesouro e Finanças, Pedro Felício, em Junho e Julho de 2011.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome Completo:

Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque

Data de nascimento:

16 de Setembro de 1967

Lugar de nascimento:

Braga

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

1991

Universidade Lusíada de Lisboa

Licenciatura em Economia

1997

Instituto Superior de Economia e Gestão

Mestrado em Economia Monetária e Financeira

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1991

2006

Instituto Superior de Economia e Gestão

Docente

1991

2006

Universidade Moderna - pólo de Setúbal

Docente

1991

2006

Universidade Lusíada de Lisboa

Docente

1996

1999

Direcção-Geral do Tesouro e Finanças

Técnica superior

1999

2001

Gabinete de Estudos e Prospectiva Económica do Ministério da Economia

Técnica superior

2001

2001

XIV_Governo_Constitucional_de_Portugal

Assessora do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças

2001

2007

Refer

Directora do Departamento de Gestão Financeira

2007

2011

Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público

Coordenadora do Núcleo de Emissões e Mercados

2011

2012

XIX Governo Constitucional

Secretária de Estado do Tesouro e Finanças

2012

2013

XIX Governo Constitucional

Secretária de Estado do Tesouro

2013

Presente

XIX Governo Constitucional

Ministra de Estado e Finanças

2.3. Fontes

3. Outras Referências

3.1. Contratação do marido pela EDP

Após a sua nomeação em Julho de 2013 para Ministra de Estado e Finanças, a Visão publicou que o seu marido havia sido contratado recentemente pela EDP como consultor para projectos fora de Portugal. O seu marido, António Albuquerque, havia sido jornalista da área económica no Diário Económico, detido pela Ongoing, e tinha chegado a um acordo de rescisão em Maio.

Com a publicação da notícia, a EDP comunicou que António Albuquerque haveria rescindido o contrato.

  • Marido de Maria Luís Albuquerque contratado pela EDP Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.07.03
    • Fonte: Visão
    • Autor: Clara Teixeira
    • O ex-jornalista, dispensado do Diário Económico, acaba de assumir funções de consultor na empresa que a mulher privatizou. António Albuquerque, jornalista da área económica dispensado pelo Diário Económico há cerca de dois meses, começou recentemente a prestar serviços de consultoria nos projetos fora de Portugal do grupo EDP, segundo apurou a VISÃO.

  • Marido de Maria Luís Albuquerque rescinde contrato com EDP Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.07.03
    • Fonte: Visão
    • Autor: Lusa
    • António Albuquerque, marido da ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, pediu a antecipação do final do contrato que mantinha com a EDP, revelou hoje à agência Lusa fonte oficial da elétrica.

3.2. Contratação por empresa que comprou créditos do BANIF

O BANIF foi nacionalizado (como forma de o salvar da falência) pelo governo em que Maria Luís era ministra das Finanças. Ou seja, Maria Luís tinha a tutela dessa instituição. Falar de conflito de interesses neste caso é ser muito simpático.

  • Maria Luís contratada por gestora britânica que comprou créditos ao Banif Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2016.03.03
    • Fonte: Económico
    • Autor: Económico Com Lusa
    • A ex-ministra das Finanças foi nomeada para directora não executiva do Arrow Global, grupo britânico de gestão de crédito, que tem em Portugal clientes como o Banif, o BCP ou o Montepio. Num comunicado publicado na sua página oficial, o grupo Arrow Global informa que indicou a ministra das Finanças do anterior governo PSD/CDS-PP, Maria Luís Albuquerque, como directora não executiva com efeitos a 07 de Março e que a agora deputada vai integrar o comité de risco e auditoria.

4. Ficheiros anexados a esta página

5. Comentários

Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia