Não Editável História Acções RSS

CriticasInternacionaisTribunalConstitucional

Críticas Internacionais ao Tribunal Constitucional

Num movimento aparentemente concertado, foram tecidas várias críticas ao Tribunal Constitucional por representantes de organizações internacionais, nomeadamente do Fundo Monetário Internacional e da Comissão Europeia, numa intromissão nos assuntos internos de um país nunca antes visto.

Estas situações sucederam-se num curto espaço de tempo, antecedendo a entrega do Orçamento de Estado para 2014 pelo XIX Governo Constitucional.

O conteúdo destas críticas vem se colar ao discurso do Governo, numa mensagem residual de que o sucesso do programa de assistência financeira dependo do Tribunal Constitucional e que este tem sido uma força de bloqueio à implementação das medidas de austeridade.

Declaração da Troika sobre as oitava e nona avaliações

A 3 de Outubro de 2013, a Troika emitiu um comunicado sobre as oitava e nona avaliações do programa de ajustamento económico de Portugal. Neste comunicado há várias referências ao Tribunal Constitucional.

Uma execução rigorosa do projeto de orçamento para 2014 representará um passo decisivo no sentido de respeitar o Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação (Pacto Orçamental). No caso de algumas destas medidas virem a ser consideradas inconstitucionais, o Governo teria de reformular o projeto de orçamento a fim de cumprir a meta do défice acordada. Tal, contudo, implicaria riscos acrescidos no que se refere ao crescimento e ao emprego e reduziria as perspetivas de um regresso sustentado aos mercados financeiros.

[...]

Durante o verão, no contexto de preocupações dos mercados quanto à exequibilidade das políticas, no seguimento de uma breve perturbação política e dos acórdãos do Tribunal Constitucional que inviabilizaram algumas medidas essenciais, as taxas de juro implícitas da dívida soberana voltaram a subir, revertendo progressos anteriormente atingidos.

Durão Barroso e o "caldo entornado"

  • Barroso: "Temos o caldo entornado" se houver instabilidade e falta de responsabilidade Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.05
    • Fonte: Jornal de Negócios
    • Autor: Lusa
    • “Há um risco político se houver falta de determinação ou se houver instabilidade, com certeza que as pessoas não acreditam, começam a duvidar. Quando começam a duvidar, começam a vender dívida pública portuguesa, os juros começam a aumentar e lá temos o caldo entornado”, declarou Durão Barroso, à margem da cerimónia de abertura do Fórum Empresarial do Algarve.
      Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de haver um segundo resgate, Durão Barroso disse que era óbvio que Portugal tinha de “fazer um esforço como Estado” e que não se poderia “pedir apenas responsabilidade do Governo”, escusando-se a confirmar se se referia directamente às decisões do Tribunal Constitucional.
      “É responsabilidade de todos os órgãos de soberania e até é mais do que isso: é responsabilidade também da sociedade no seu conjunto”, acrescentou, referindo que não há em cima da mesa nenhuma alternativa para o segundo resgate.

O Tribunal activista

A 8 de Outubro de 2013, o jornal Expresso noticiou as declarações de um suposto alto responsável do Eurogrupo, que se manteve no anonimato, onde acusava o Tribunal Constitucional de ser activista.

  • Eurogrupo: Constitucional português é um tribunal «ativista» Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.08
    • Fonte: TVI 24
    • Autor: Tvi24
    • As autoridades portuguesas e europeias não têm nenhum «plano B» para o caso de o Tribunal Constitucional (TC) chumbar mais algumas medidas anunciadas pelo Governo e acordadas com a troika. O aviso é de um alto responsável do Eurogrupo, citado pela Lusa, segundo qual «não há planos de contingência».
      O responsável do Eurogrupo considerou que o Tribunal Constitucional português é «um Tribunal activista», face a outros que conhece, «relativamente aos funcionários públicos e as suas condições de emprego», mas disse acreditar que o Governo acautelou a situação, com base nas experiências passadas. «Estamos a preparar planos de contingência? Não. Estão as autoridades portuguesas a preparar planos de contingência? Não», disse, afirmando-se convencido de que as autoridades portuguesas decidiram as novas medidas «não com os dois olhos no Tribunal Constitucional, mas pelo menos com um olho no Tribunal», de forma a assegurar a sua viabilidade.

Christine Lagarde acusa o TC de provocar dificuldades a Portugal

  • Chumbos do Constitucional são "dificuldade particular" de Portugal - Christine Lagarde Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.10
    • Fonte: Expresso
    • Autor: Lusa
    • A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde... afirmou hoje, na conferência de imprensa anual conjunta do FMI e do Banco Mundial, em Washington, que Portugal tem "uma dificuldade particular", que é "a visão do Tribunal Constitucional sobre o que é ou não constitucional".

Relatório Político de 15 Outubro 2013

Um relatório político da Representação da Comissão Europeia em Portugal, assinado pelo chefe interino Luiz Sá Pessoa, foi publicado nos diversos media portugueses. Este relatório, aparentemente confidencial, foi tornado público com referências a alguns pontos e disponibilizado na sua íntegra em inglês (versão original).

Nesta página disponibilizamos a seguinte versão traduzida. Poderá constatar que no relatório há uma clara tentativa de culpabilizar o Tribunal constitucional pelo insucesso actual e futuro do programa de assistência, justificando as medidas do Governo como estando em sintonia com a Troika.

O relatório torna-se especialmente tendencioso e sugestivo de contradições do Tribunal constitucional, ao dar o exemplo de medidas fiscais retroactivas aprovadas pelo Tribunal em 1983, quando Portugal estava sob intervenção do FMI. Há uma omissão, intencional ou incompetente, da revisão constitucional de 1997 que introduziu no ponto 3 do Artigo 103.º o princípio da não retroactividade em matéria fiscal. Para referência pode consultar o artigo 67.º da Lei Constitucional 1/97, de 20 de Setembro de 1997.

Repetidamente justifica a saída do Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, com a falta de suporte da opinião pública e com os chumbos do Tribunal Constitucional. Não faz qualquer menção ao reconhecimento de Gaspar do fracasso da política e dos resultados obtidos, explícito na sua carta de demissão.

Outros pontos podem ser apontados, como a referência a um estudo de uma publicação americana sem grande significado para a problemática do assunto, ou a constante referência à posição do Governo ameaçada pelas decisões do Tribunal.

Será que o Tribunal Constitucional vai colocar em risco a implementação do Memorando de Entendimento

Na fase final do programa de assistência, o Governo português está a fazer todos os esforços para cumprir o memorando de entendimento. Contudo, no seguimento da apresentação do orçamento para 2014, uma decisão negativa do Tribunal Constitucional (TC) poderá colocar em risco a implementação do memorando.

As sucessivas rejeições do TC das medidas de ajustamento fiscal acordadas com a Troika estão a ser objecto de debates acessos em Portugal e têm preocupado os credores internacionais. Dúvidas quanto à imparcialidade política do TC foram levantadas desde a sua criação mas, na actual situação política e financeira, qualquer activismo político da sua jurisdição pode ter consequências muito graves para o país. O controlo constitucional das Leis do orçamento vão influenciar o desfecho do programa de assistência: no caso da rejeição das medidas que contribuem para atingir as metas definidas no memorando, um segundo programa de resgate poderá ser necessário, com graves custos económicos e sociais para o país.

Em Julho de 2013, o Governo português evitou o colapso. A crise profunda foi causada pela renúncia do Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, número dois do Governo, seguida pela demissão do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, líder do partido minoritário da coligação e número três do executivo. Uma das principais razões da renúncia do Ministro Gaspar, como foi destacada numa carta que este endereçou ao Primeiro-Ministro Passos Coelho, foram os sucessivos chumbos do TC de algumas medidas de ajustamento fiscal que minaram o cumprimento das obrigações assinadas com a Troika. De acordo com vários comentadores, a reacção do TC acerca de algumas medidas de ajustamento fiscal propostas pelo Governo podem determinar o sucesso da implementação do programa de ajustamento.

Em Portugal, há um debate acesso quanto ao papel do TC na definição das actuais soluções políticas. Comentadores divergem entre aqueles que pensam que o TC está a defender os interesses da nação e os direitos dos cidadãos previstos na Constituição, e aqueles que consideram que o TC exerce mais do que um poder jurídico e o acusam de activismo e de combate político. Por outro lado, alguns comentadores ressalvam que as decisões do TC são sempre negativas quando os juízes do Tribunal têm os seus próprios interesses em risco, como no caso das reduções das pensões ou salários dos funcionários públicos. As discussões acerca da natureza do TC como um poder jurídico não tradicional existem desde a sua criação, mas como actualmente influencia enormemente a implementação do programa de assistência, este debate tornou-se ainda mais relevante. A possibilidade de um segundo resgate é vista em Portugal como uma ameaça, uma vez que poderá trazer mais restrições financeiras e novas medidas de ajustamento fiscal ainda mais duras.

O Governo está empenhado em seguir as condições acordadas com a Troika. Contudo, o seu espaço de manobra torna-se mais limitado após cada chumbo do TC e na diminuição do apoio da opinião pública.

Existiram medidas alternativas que o Governo poderá implementar sem tocar nas medidas que correm o risco de serem declaradas inconstitucionais? Estará o TC a sabotar o sucesso da implementação do programa de assistência devido a considerações políticas nas suas decisões? Será que a supremacia do pacto fiscal é respeitado pelas decisões do TC? Estes são os principais factores que causam divergências e violentos debates entre políticos, constitucionalistas, comentadores e que recentemente envolveram mesmo entidades internacionais.

Não toques nestes direitos, encontra outra maneira de tapar o buraco!

No quadro da implementação das reformas estruturais para cumprir o programa de assistência, várias propostas para reduzir as despesas do Estado foram apresentadas pelo Governo. Estas medidas foram severamente criticadas pela oposição e algumas foram chumbadas pelo TC.

Já em Julho, Vítor Gaspar mencionou na sua carta de rescisão que as rejeições sucessivas do TC e a erosão do apoio da opinião pública às medidas tomadas no quadro da política de ajustamento fiscal foram os elementos principais para a sua rescisão.

A análise das propostas iniciais feitas pelo Governo que foram chumbadas pelo TC e as soluções alternativas encontradas posteriormente demonstram que as novas medidas foram menos eficazes do ponto de vista da implementação do memorando. Esta tendência tenderá a piorar com o escrutínio da legislação, o espaço de manobra para novas medidas de consolidação fiscal após cada chumbo torna-se reduzido. A cada chumbo do TC o Governo português tem escolhas cada vez mais limitadas.

Um segundo resgate em risco - uma provação para os portugueses?

Após o chumbo do TC de uma Lei que introduzia um esquema de requalificação dos funcionários do Estado, o Primeiro-Ministro Passos Coelho deixou claro que, sem o cumprimento do memorando, Portugal arisca-se a ser obrigado a pedir um segundo resgate com consequências financeiras muito dolorosas para a população.

A credibilidade e atractividade internacional de Portugal para os investidores está estreitamente ligada à previsibilidade da implementação da política. Cada vez que o TC toma uma decisão de inconstitucionalidade de uma medida de consolidação fiscal acordada com a Troika, os mercados internacionais reagem imediatamente.

É claro que um consenso entre os actores políticos e institucionais é crucial para a implementação do programa e para a estabilidade política, que é necessária a Portugal para reconquistar a confiança dos investidores e credores internacionais.

As críticas ao TC são bem fundadas?

O TC é composto por 13 juízes constitucionais (10 nomeados pelo Parlamento, 3 escolhidos pelos juízes eleitos) nomeados por 9 anos. Pelo menos os 10 juízes nomeados são facilmente identificados com um partido político para cada período de funções. Um acordo entre os principais partidos estabelece seis juízes para cada bloco que tende a reflectir a composição do Parlamento no momento da eleição.

O TC português é um legislador negativo?

Um estudo publicado no Jornal de Pesquisa de Economia e Lei de Illinois concluiu que os juízes do TC português nomeados por partidos de direita têm mais inclinação para votar a favor de normas constitucionais adoptadas por governos de esquerda, e que juízes de partidos de esquerda têm a inclinação inversa. Eles são muito mais sensíveis ao partido no poder. A interpretação dos investigadores é de que não é só a afiliação partidária que conta em termos de preferências, mas também o oportunismo político pode desempenhar um papel, especialmente quando são assuntos importantes.

Se analisarmos as actuais decisões do TC, podemos concluir que os juízes nomeados pelo partido de direita também votaram contra as medidas mais polémicas de ajustamento fiscal (que foram consequentemente declaradas inconstitucionais). Esta quase rejeição unânime dessas medidas pode ter duas leituras: podemos considerar que o TC fez uma interpretação pura e estritamente legal da Constituição ou que o TC pode ser visto, através deste chumbo, como interferindo na política fiscal do governo e actuando como um "legislador negativo".

Críticas acerca do Tribunal Constitucional

Stone Sweet, um eminente especialista de direito internacional levanta a possibilidade do TC em algumas circunstâncias ser utilizado como arma política. Ele considera que o controlo preventivo ou sucessivo de constitucionalidade é uma forma segura de um político alcançar uma solução que é, talvez, contra os seus compromissos políticos. O professor Eduardo Vera-Cruz, director da Faculdade de Direito de Lisboa, considera que o TC é politicamente influenciável e não é um mero corpo jurídico. De acordo com o professor Vera-Cruz, se na actual situação as decisões do TC não reflectem claramente o compromisso político dos juízes, é devido às medidas polémicas colidirem com valores sociais que estão no cerne dos partidos de esquerda e que também são defendidos pelos juízes com inclinação social nomeados pelo centro direita. A "única forma de ter uma jurisdição constitucional politicamente neutral seria ter isto sob a alçada do Supremo Tribunal de Justiça", disse o director da Faculdade de Direito de Lisboa.

Reencenação de um velho jogo de poderes: um desafio similar no passado

Em 1983, o Governo foi obrigado a adoptar um severo pacote de medidas de consolidação fiscal exigido pelo FMI para corrigir um buraco orçamental. O Presidente da República, Eanes, de acordo com sugestões de comentadores políticos e económicos ainda muito activos nos nossos dias (Jorge Miranda, Medina Carreira, António Vitorino), enviou ao TC o pacote de Leis para controlo constitucional preventivo, argumentando que os impostos colocariam em causa o princípio fiscal de não retroactividade. O TC decidiu que, tendo em conta a crise económica e financeira e a natureza temporária das medidas a serem implementadas, a rectroactividade não era arbitrária ou opressiva. Esclarecendo qualquer dúvida acerca da constitucionalidade da Lei, o TC concluiu que a implementação dos novos impostos não feria nem o princípio de unidade orçamental nem os objectivos constitucionais dos sistemas fiscais.

Durante a implementação do actual programa de assistência, o TC em alguns casos, referentes ao mesmo pacote de medidas, decidiu a favor, e em outros casos, rejeitou as medidas propostas pelo Governo. Assim, vários especialistas da Constituição (por exemplo o professor Jorge Miranda, um dos redactores da Constituição de Portugal) consideram que a jurisprudência do TC não pode ser vista como sendo contra a política de austeridade do Governo.

O TC visto em Portugal como um risco à implementação do memorando

Depois da oitava e nona avaliação da Troika, a Ministra das Finanças, Maria Luís de Albuquerque, num comunicado conjunto com as instituições da Troika, deixou uma palavra de alerta. A mensagem foi clara: se alguma das medidas propostas for considerada inconstitucional, soluções alternativas terão de ser encontradas implicando o aumento dos riscos de desemprego, e pondo em causa o regresso sustentável aos mercados financeiros.

Aquando da crise da coligação, a Europa como um todo estava preocupada com a falta de consenso político dentro do Governo e agora as decisões do Tribunal Constitucional são também entendidas como um potencial problema, com implicações internacionais.

O TC visto fora de Portugal como um risco à implementação do memorando

A tensão causada pelo conflito entre o Governo e o TC está a ter eco entre os parceiros internacionais e agências de rating. Declarações de altos representantes das instituições envolvidas no programa de assistência estão a ser comentadas nos media. Alguns comentadores políticos portugueses e advogados consideram as mensagens de entidades internacionais ao TC como uma pressão e uma intromissão às competências nacionais.

O desrespeito pelo tratado fiscal não será inconstitucional?

Alguns dias antes da apresentação do orçamento (contendo algumas medidas chave para a implementação do memorando), o Governo utilizou o último argumento para convencer o TC a validar as medidas em questão. O argumento baseado na Lei Europeia e a sua transposição para a Lei nacional é que o tratado fiscal que prevê a implementação de medidas contidas na Lei do orçamento foi assinado pelo Governo, transposto para a Lei nacional e consequentemente o TC deve o ter em conta como elemento da legislação nacional.

Apresentação do orçamento de 2014 pelo Governo

Hoje (15-10-2013) o orçamento para o ano de 2014 está a ser apresentado pelo Governo e provavelmente será enviado em Novembro pelo Presidente da República ao TC para sucessivos controlos de constitucionalidade, depois da aprovação final no Parlamento nacional (agendado para 26 de Novembro). Membros dos partidos da oposição já expressaram a sua opinião negativa a algumas medidas anunciadas que eles consideram inconstitucionais. Um relatório sobre o orçamento de 2014 será escrito.

Conclusão

Os últimos dois anos foram um período difícil para o Governo e para os cidadãos do país. Os sacrifício feitos pela população ao longo da implementação do forte processo de ajustamento fiscal começa agora a mostrar resultados económicos encorajadores. O resultado positivo do programa de assistência é importante para Portugal e para a Europa. Um segundo resgate teria sérias consequências para a economia e pode levar ao enfraquecimento, e como resultado final, ao colapso do Governo.

Este relatório provocou várias reacções, às quais a representação da Comissão Europeia respondeu garantindo que não tomou qualquer posição sobre o assunto.

  • CE garante não ter tomado posição sobre Tribunal Constitucional Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.18
    • Fonte: Oje
    • Autor: Oje/Lusa
    • A representação portuguesa da Comissão Europeia esclareceu ter enviado um documento para Bruxelas a descrever as implicações das decisões do Tribunal Constitucional no Programa de Ajustamento português, garantindo não ter tomado qualquer posição sobre o assunto.

Reacções nacionais

Face aos casos expostos, nenhum alto representante da Nação mostrou indignação ou rebateu a intromissão estrangeira a um órgão de soberania como o Tribunal Constitucional. Desde o Presidente da República, Cavaco Silva, ao Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, passando pelo segundo cargo mais importante, a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, todos se remeteram ao silêncio.

Algumas vozes ligadas aos partidos da coligação tentaram justificar as várias declarações, enquanto os partidos da oposição, juízes e outras personalidades criticaram a intromissão.

  • Sindicato dos juízes critica pressão internacional sobre o Constitucional Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.18
    • Fonte: JN
    • Autor: Nelson Morais
    • O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Mouraz Lopes, considera que é "lamentável o que se tem passado, nos últimos tempos", com os recados enviados ao Tribunal Constitucional pelo FMI e pela Comissão Europeia, dramatizando o eventual chumbo de propostas do Governo que agravam a austeridade.
      "As instituições têm que ser respeitadas, aqui e em qualquer parte do mundo", defendeu Mouraz Lopes, recordando "a decisão do Tribunal Constitucional alemão, do ano passado, que fez com que o Conselho Europeu fosse adiado dois dias, porque, efetivamente, o Conselho Europeu estava à espera de uma decisão do Tribunal Constitucional alemão".
      "Não ouvi da parte de nenhum país da União Europeia qualquer crítica ao Tribunal Constitucional alemão sobre o papel que este estava a desempenhar, nessa altura, em defesa dos interesses da Alemanha"

  • Sampaio contra críticas ao Tribunal Constitucional: «É de uma gravidade extrema» Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.13
    • Fonte: TVI 24
    • Autor: Tvi24
    • «A maneira como se fala do Tribunal Constitucional é de uma gravidade extrema».

      Na defesa do patriotismo e da democracia portuguesa Jorge Sampaio repudia as críticas feitas recentemente ao Tribunal Constitucional. «Repudio isso de uma forma frontal. Temos que ter um assomo patriótico das decisões que são tomadas, criticá-las, quando for caso disso, com certeza. Ameaçá-las é outra coisa»

      Sampaio foi direto na crítica. E apontou nomes: Esta barragem já vai pelo dr. Durão Barroso, que nos manda ter juízo, vai pela senhora Lagarde, que não é capaz de dizer isso sobre o equivalente ao Tribunal Constitucional em França, e ninguém o diz na Alemanha».

  • Seguro: Comissão Europeia excedeu competências Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.18
    • Fonte: TSF
    • Autor: Redacção
    • António José Seguro lembra que a Comissão Europeia deve ser a «guardiã dos tratados europeus» e, por isso, excedeu-se nas críticas e nos alertas ao Tribunal Constitucional.

  • BE acusa Comissão Europeia de «pressão vergonhosa» sobre o Tribunal Constitucional Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.18
    • Fonte: TVI 24
    • Autor: Tvi24 / Mm
    • «É uma pressão vergonhosa sobre o TC e que, do nosso ponto de vista, resulta de um Governo que lá fora passa esta ideia, esta culpa sobre o TC, que veicula a ideia de que a austeridade não está a funcionar e a culpa é do TC», acusou a deputada bloquista Cecília Honório em declarações aos jornalistas no parlamento.

  • PCP exige acção a Durão Barroso e Governo sobre tentativas de condicionar TC Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.18
    • Fonte: Sol
    • Autor: Redacção
    • O líder parlamentar comunista exigiu hoje a acção do Presidente da Comissão Europeia (CE) e do Governo português relativamente à suposta tomada de posição sobre o "activismo político" do Tribunal Constitucional por parte do representante em Lisboa da CE.

  • Eurodeputados questionam permanência no cargo do representante da Comissão Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.10.18
    • Fonte: TVI 24
    • Autor: Tvi24 / Cp
    • Os eurodeputados Edite Estrela (PS) e Rui Tavares (Verdes Europeus) questionaram hoje a continuidade no cargo do representante da Comissão Europeia em Portugal perante considerações sobre o Tribunal Constitucional e outras feitas anteriormente sobre a moção de censura do PS.

Ficheiros em anexo a esta análise

Comentários

Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaAnalise