Não Editável História Acções RSS

PortugalEmGraficos/DespesaDoEstado

Esta página é a quinta de uma série onde tentamos ilustrar o caminho que nos conduziu ao actual desastre económico (a que chamámos Portugal em Gráficos).

Despesa do estado

Dados extraídos do Pordata, folha de cálculo disponível em formato ODF: 05-despesa.ods.

Leia por favor o seguinte artigo para tirar dúvidas comuns sobre a despesa do estado:

  • Tudo o que sempre quis saber sobre as contas públicas mas teve vergonha de perguntar Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2012.10.22
    • Fonte: Jornal de Negócios
    • Autor: João Pinto E Castro
    • 1 . Para começar, 47% da chamada despesa pública de 2011 consistiu em transferências, ou seja, redistribuição de recursos que o estado opera de uns cidadãos para outros, incluindo pensões e outras prestações sociais. Não é pois verdade que o estado se aproprie de metade da riqueza do país, visto que metade dessa metade é devolvida às famílias. 2 . As despesas de funcionamento das administrações públicas (salários mais consumos intermediários) representam 39% dos gastos totais.

Despesa por tipo

A despesa total do estado pode ser observada no seguinte gráfico.

05-despesa-do-estado-por-tipo.png

As chamadas "transferências" correspondem aos montantes transferidos para os ministérios.

Pormenor das transferências

É evidente que, desde a revolução a despesa tem subido de uma forma constante, em valor absoluto.

05-despesa-do-estado.png

Mesmo se representarmos estes dados em percentagem do PIB, obtemos:

05-despesa-do-estado-percentagem-pib.png

Onde se pode constatar que a tendência geral é de subida da despesa em percentagem do PIB. Nos períodos onde se registou uma manutenção dos valores da despesa, verifica-se que o PIB estava a subir, logo a despesa em valor absoluto não deixa de aumentar.

A seguir à revolução houve também um período de franco aumento da despesa, devido ao investimento massivo na área da saúde, ao mesmo tempo que se reduzia a despesa com a defesa (consequência do fim das guerras no ultramar).

Notar que o baixar da despesa na rubrica "Administração Pública" se explica em parte pelo desagregar da informação a partir de 1995 em mais parcelas (Segurança, Habitação e serviços colectivos, Serviços culturais, recreativos e religiosos, Agricultura, Indústria e energia, Transportes e comunicações).

Educação, Saúde e Segurança Social

A parte de leão da despesa é representada pela Educação, Saúde e Segurança Social:

05-despesa-do-estado-mais-importante.png

05-despesa-do-estado-mais-importante-percentagem-pib.png

Segurança Social

Não tenho a certeza se os estes dados da despesa com segurança social também incluem a despesa referida como "segurança e acção sociais", nos gráficos anteriores. Tenho quase a certeza que não incluem, o texto a seguir assume isso mesmo. Se tiver alguma clarificação, por favor não hesite em contactar-me.

-- HelderGuerreiro 2011-07-18 09:23:54

As despesas em "segurança e acção social", dos gráficos anteriores, não correspondem às despesas da Segurança Social (SS) que está sob a alçada do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e que são financiadas com outros fundos. Essas despesas incluem o rendimento mínimo garantido, o rendimento social de inserção, as pensões mínimas de velhice, invalidez e sobrevivência, subsídio de desemprego, etc... As despesas com a SS em 2009 atingiram 17.5% do PIB!

Os gráficos anteriores ficam:

05-despesa-do-estado-com-SS-percentagem-pib.png

05-despesa-do-estado-com-SS-mais-importante-percentagem-pib.png


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaAnalise