Contents
PSP lança gás pimenta sobre estudantes do secundário
No dia 18 de Janeiro de 2013, os estudantes da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, protestaram contra a criação de um mega-agrupamento. Para além de faixas negras os estudantes fecharam os portões da escola a cadeado.
Numa tentativa de abrir a escola, agentes da PSP utilizaram gás pimenta para fazer dispersar os estudantes.
Seis estudantes, todos menores, receberam assistência médica, tendo dois sido transportados para o hospital.
O comando nacional da PSP admitiu a utilização de gás pimenta durante a intervenção policial para evitar uma operação mais musculada.
- Fonte: SIC e RTP
Comunicado da PSP
No mesmo dia dos incidentes, a PSP publicou na sua página do Facebook o seguinte comunicado:
Reacções
Sindicato dos Professores condena actuação policial contra manif de alunos em Braga
- Data: 2013.01.18
- Fonte: I-Online
- Autor: Agência Lusa
O Sindicato dos Professores do Norte condenou hoje “veementemente” a atuação da polícia para com os alunos que se manifestavam frente a uma escola em Braga e exigiu a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades.
O Sindicato considera que "enviar polícia de Intervenção, de forma ostensiva, contra alunos que, pacificamente, se manifestavam contra medidas que vão prejudicar claramente a escola pública que frequentam, é assumir uma posição de autoritarismo e de não respeito pelo direito à indignação”, frisa.
O Sindicato defende ainda que "deve ser aberto um inquérito de averiguações para apuramento de responsabilidades".
Associações de pais acusam PSP de "abuso de autoridade" contra estudantes
- Data: 2013.01.18
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A Federação das Associações de Pais de Braga acusou a Policia de Segurança Publica (PSP) de "abuso de autoridade" e "uso excessivo de força" por esta usar gás pimenta Publica durante a manifestação de estudantes desta manhã, em Braga.
BE questiona Governo sobre atuação "desproporcionada" da PSP
- Data: 2013.01.18
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O Bloco de Esquerda vai questionar o Governo sobre a atuação "desproporcionada" da Policia de Segurança Pública de Braga durante uma manifestação de estudantes da qual resultaram seis adolescentes feridos devido à utilização de gás pimenta. Em comunicado citado pela agência Lusa, o BE "condena" a conduta desta manhã da PSP e considera ainda que a atuação desta força de segurança foi "despropositada".
PSP muito criticada nas redes sociais por recorrer a gás pimenta
- Data: 2013.01.18
- Fonte: Público
- Autor: Hugo Torres
A página da PSP no Facebook serviu de caixa de ressonância para o descontentamento provocado pelo uso de gás pimenta contra menores. Quando na manhã desta sexta-feira se ficou a saber que agentes da PSP tinham usado gás pimenta numa manifestação de estudantes do ensino secundário, em Braga, não era difícil adivinhar que assunto ocuparia o dia nas redes sociais. A PSP percebeu-o e foi ágil, antecipando-se no Facebook com uma nota justificativa, que primeiro recebeu elogios mas que rapidamente passou a ser alvo de duras críticas.
PCP quer justificação para o uso de gás pimenta pela PSP
- Data: 2013.01.18
- Fonte: TVI 24
- Autor: Tvi24 / Lf
O PCP quer saber a justificação para o uso de gás pimenta pela PSP esta sexta-feira, numa manifestação estudantil, e classifica de «condenável» a ação daquela polícia face aos alunos que exerciam um «direito constitucionalmente consagrado».
Inquérito
Inspeção Nacional da PSP "já" está a investigar ação policia contra estudantes
- Data: 2013.01.18
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A utilização de gás pimenta pela Polícia de Segurança Publica (PSP) durante uma manifestação de estudantes esta manhã, em Braga, "já" está a ser investigada pela Inspeção Nacional da PSP para "verificação da PSP para "verificação da conformidade" da atuação policial.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Direção Nacional da PSP lembra que a utilização de gás pimenta, um "meio não letal de baixa perigosidade" está "enquadrada" no quadro de ação daquela força de segurança.
IGAI investiga uso de gás pimenta pela PSP em escola
- Data: 2013.01.18
- Fonte: DN
- Autor: Lusa, Publicado Por Ana Meireles
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) disse hoje à agência Lusa que está a "proceder a averiguações" sobre o caso envolvendo o uso de gás pimenta pela PSP durante uma manifestação de estudantes esta manhã em Braga. "A IGAI está a proceder a averiguações sobre os factos relatados", disse fonte da entidade, em mensagem eletrónica endereçada à Lusa, que questionou a IGAI durante a tarde sobre o assunto...
Segundo o documento, "já se encontra no Comando da PSP de Braga um inspetor da Inspeção Nacional da PSP, para apuramento dos factos e verificação da conformidade legal e regulamentar da atuação policial".
Ficheiros em anexo a esta análise
- 2013-01-18_Facebook_da_PSP.png (2013-01-18 19:51:34, 69.5 KB)
Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.