Não Editável História Acções RSS

MoreiraDaSilva

1. Jorge Moreira da Silva

Engenheiro e político, desde cedo entrou na política tendo assumido a presidência da Juventude Social Democrata aquando da saída de Passos Coelho.

Dedicou parte da sua actividade política às questões ambientais, destacando-se enquanto deputado europeu onde foi membro da Comissão do Meio Ambiente dentro do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE) e relator permanente do Parlamento Europeu para as Alterações Climáticas.

Contudo, a sua primeira experiência governativa foi no XV Governo Constitucional, chefiado por Durão Barosso, como Secretário de Estado adjunto da Ciência e do Ensino Superior. Só depois com a saída de Durão Barosso e no novo Governo de Santana Lopes é que assumiu funções relacionadas com o Ambiente.

Foi posteriormente consultor do Presidente da República, Cavaco Silva para a Ciência, Ambiente e Energia, consultor do Banco Europeu de Investimento na área da biodiversidade e conselheiro de Durão Barosso, na Comissão Europeia, para as negociações internacionais sobre o regime climático pós-2012.

Após uma passagem pela ONU, o seu nome foi sugerido para o XIX Governo Constitucional mas só assumiu uma pasta em 2013 como Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome Completo:

Jorge Manuel Lopes Moreira da Silva

Data de nascimento:

24 de Abril de 1971

Lugar de nascimento:

Vila Nova de Famalicão

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

1994

Universidade do Porto

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica

????

Universidade de Navarra

Pós-graduação em Alta Direcção de Empresas

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1995

1998

JSD

Presidente

1995

1998

Assembleia da República

Deputado

1999

2003

Parlamento Europeu

Deputado

2003

2004

XV Governo Constitucional

Secretário de Estado adjunto da Ciência e do Ensino Superior

2004

2005

XVI Governo Constitucional

Secretário de Estado adjunto do Ambiente e do Ordenamento do Território

2005

2006

Assembleia da República

Deputado

2006

2009

Presidência da República

Consultor

2006

2009

Banco Europeu de Investimento

Consultor

2006

2009

Comissão Europeia

Consultor

2009

2012

Nações Unidas - Estados Unidos da América

Consultor e Director

2010

2012

PSD

Vice-presidente

2012

Presente

PSD

Primeiro vice-presidente

2013

Presente

XIX Governo Constitucional

Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

2.3. Condecorações

Ano

País

Ordem

2007

Espanha

Comenda de Mérito Civil

2009

Portugal

Grande Oficial do Infante D. Henrique

2.4. Fontes

3. Outras Referências

3.1. Saída de Belém e a condecoração

  • PR: Jorge Moreira da Silva deixa Belém e vai para as Nações Unidas Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2009.03.19
    • Fonte: Público
    • Autor: Lusa
    • Jorge Moreira da Silva, assessor de Cavaco Silva para a Ciência e Ambiente, vai abandonar funções em Belém para coordenar as novas políticas, parcerias e instrumentos financeiros no sector da energia e alterações climáticas do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. "Foi uma grande honra ter colaborado durante os últimos três anos com o Presidente da República da parte de quem recebi, sempre, demonstrações de confiança política e de estima pessoal", disse hoje Moreira da Silva, ex-secretário de Estado do Ambiente e ex-secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior.

  • Cavaco despede-se de assessor com condecoração Link para a cache do Busca Tretas

3.2. A polémica com o Ministro da Economia

  • Moreira da Silva. Ministro da Economia mostrou visão ultrapassada sobre ambiente Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2012.12.13
    • Fonte: I-Online
    • Autor: Agência Lusa
    • O vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva considerou hoje que o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, manifestou uma visão ultrapassada sobre o ambiente, que disse não acreditar corresponder à visão do Governo. Em causa estão declarações do ministro da Economia e do Emprego, feitas na segunda-feira em Bruxelas, nas quais considera que a União Europeia tem algumas regras ambientais "muito fundamentalistas", prejudiciais à indústria e ao emprego, que devem ser flexibilizadas. "Eu não quero acreditar que essa seja a posição do Governo. Admito que seja uma posição do senhor ministro da Economia",

Esta situação pode ter sido causada por uma defesa mais emotiva do tema ou por um certo ajuste de contas por não ter tido a pasta do Ambiente e Energia aquando da formação do Governo, como mais tarde a notícia que se segue poderá sugerir:

  • Jorge Moreira da Silva: chegar ao Governo após duas falsas partidas Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.07.23
    • Fonte: Público
    • Autor: Lurdes Ferreira
    • Há dois anos, quando Passos Coelho o convidou para ministro da pasta do Ambiente e Energia, todos deram por certa a sua nomeação. Mas foi desconvidado pouco depois. Na époica, as negociações com o outro partido da coligação governamental ditaram a criação do superministério da Agricultura e Ambiente e a sua entrega aos centristas. A energia ficou, entretanto, dentro do superministério da Economia e do Emprego e nas mãos do independente Álvaro Santos Pereira.

3.3. Organizações ambientalistas a favor da sua nomeação como Ministro do Ambiente

  • Quercus congratula-se com escolha de Moreira da Silva para o Ambiente Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.07.24
    • Fonte: JN
    • Autor: Redacção
    • O presidente da associação ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, congratulou-se, esta quarta-feira, com a escolha para a pasta do Ambiente de Jorge Moreira da Silva, uma pessoa que considera "conhecedora das matérias e dos dossiês do setor" "As nossas expetativas com Jorge Moreira da Silva são certamente altas e isso implica um alto grau de responsabilização na medida em que que é uma pessoa que é conhecedora destas matérias e dos dossiês e terá certamente aqui um longo caminho a percorrer", disse à agência Lusa o presidente da Quercus.

  • Governo: LPN aplaude regresso de Ministério do Ambiente e opção Moreira da Silva Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2013.07.24
    • Fonte: Expresso
    • Autor: Lusa
    • A Liga para a Proteção da Natureza aplaude o regresso do Ministério do Ambiente, que "só peca por tardio", e considera positiva a escolha de Jorge Moreira da Silva, para resolver problemas nas barragens ou nasflorestas.

3.4. O pedido de silêncio aos deputados da coligação face à Troika

3.5. Os danos do mau tempo e a culpa da falta de civismo

  • Ministro considera "questão de civismo" pessoas arriscarem estar junto ao mar Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2014.01.08
    • Fonte: JN
    • Autor: Redacção
    • Instado a comentar casos como o vivido na Foz do Douro , onde a forte ondulação marítima danificou dezenas de carros e arrastou pessoas, o ministro disse haver mecanismos para evitar a sua repetição, cabendo às autoridades locais e nacionais "assegurar que não se repete", mas também à população moderar a curiosidade.
      "Infelizmente, todos os dias vamos verificando que alguma curiosidade leva as pessoas a estar perto demais de alguns efeitos climáticos e isso não pode acontecer. Põe em risco o próprio, mas também afeta a comunidade. É uma questão de civismo e as autoridades locais e nacionais têm de prosseguir o seu trabalho", disse Jorge Moreira da Silva.

4. Ficheiros anexados a esta página

5. Comentários

Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia