Não Editável História Acções RSS

ImpostosPagosPelaBanca

Impostos pagos pela Banca

Um dos pontos muito falados na nossa sociedade, em especial pelos partidos na oposição, é a Banca pagar menos impostos em relação às outras empresas.

Nesta análise apresentamos o valor de impostos efectivamente pagos pela Banca desde 2000, usando como base os dados publicados no Boletim Estatístico do Banco de Portugal.

Infelizmente os dois boletins encontrados na Internet, de Abril 2009 e Março 2011, não disponibilizam os dados de 2005 e 2006.

Resultados_Antes_de_Impostos_vrs_Imposto_Pago.png

Resultados_Depois_de_Impostos.png

Como podemos verificar a Banca apresenta resultados sempre bastante positivos, com a curiosidade destes aumentarem mesmo em tempos de crise como se pode observar de 2008 a 2010.

Enquanto os lucros sobem desde 2008, os impostos pagos diminuem.

Se calcularmos a percentagem de imposto pago obtemos:

Percentagem_de_Imposto_Pago.png

Com a excepção do ano de 2008, em que a Banca pagou quase 40% de impostos, de um modo geral o nível de impostos está sempre abaixo dos 20%.

Em 2010 a percentagem de impostos é cerca de 13%, num ano em que foram implementadas pelo Governo medidas de aumento de impostos generalizado na sociedade portuguesa.

De assinalar que o sistema bancário tem uma contabilidade particular que não segue os mesmos parâmetros que as restantes empresas. Sem entrar em detalhes, pois isso merece uma análise dedicada, as diferenças consistem sobretudo no que é considerado activo e passivo, fazendo aumentar naturalmente os lucros.
Os valores declarados não significam necessariamente que o banco tenha esse dinheiro disponível como o seria no caso de uma empresa normal.
Estes valores contribuem para um nível "saudável" de rentabilidade que permite um acesso mais fácil da banca nacional ao financiamento estrangeiro.

De qualquer modo isto não justifica o baixo nível de imposição de que são objecto os bancos.

Comentário do Presidente da Associação Portuguesa de Bancos

António de Sousa, enquanto presidente da Associação Portuguesa de Bancos, em entrevista ao programa 3ª à noite da Rádio Renascença de 2010.05.26, afirmou que a Banca deveria pagar os mesmos impostos que as demais actividades económicas.

Fontes dos Gráficos

Ficheiros em anexo a esta análise

Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaAnalise