Artigos sobre os custos e meios da protecção civil envolvidos
Os artigos aqui apresentados referem-se aos meios e custos da Protecção Civil.
Cronologia
2010.04.25
2010.05.04
2010.05.05
2010.05.07
2010.05.13
2010.05.16
Artigos
Seis mil polícias vão guardar Bento XVI
- Data: 2010.04.25
- Fonte: correiomanha
- Autor: Miguel Curado/B.E.
São cerca de seis mil os efectivos da PSP destacados para a segurança de Bento XVI em Portugal. Os comandos de Lisboa e Porto vão ceder perto de cinco mil polícias, enquanto da Unidade Especial de Polícia (UEP) virão mil operacionais, incluindo atiradores especiais (snipers). O esquema de policiamento, preparado há meses, deve ser apresentado esta semana pela PSP. Nos comandos de Lisboa e Porto não vai haver folgas durante os quatro dias de visita e todas as Equipas de Intervenção Rápida estão obrigadas a trabalhar.
Papa/Portugal: 320 pessoas e 83 viaturas do INEM mobilizadas
- Data: 2010.05.04
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
O dispositivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para a visita de Bento XVI irá mobilizar 320 profissionais e 83 viaturas que prestarão apoio ao papa, ao séquito papal e aos participantes nas cerimónias.
Bento XVI vai ser vigiado por oito mil polícias
- Data: 2010.05.04
- Fonte: Público
- Autor: José Bento Amaro
... até no subsolo já estão em acção dezenas de homens prontos a impedir atentados terroristas.
O número total do efectivo policial envolvido é uma incógnita. A PSP não revela quantas pessoas vai ter destacadas na operação, o mesmo acontecendo, por exemplo, com a PJ ou a Polícia Marítima. A GNR, por sua vez, conta enviar 800 homens para Fátima, quando o Papa ali se deslocar no dia 13. A julgar pelos meios operacionais envolvidos pela PSP, admite-se que o total de pessoas arregimentadas possa rondar as 8000. "Teremos operacionais em número suficiente", limitou-se ontem a dizer o director nacional adjunto da PSP, superintendente chefe Guedes da Silva.
Bento XVI em Lisboa. Uma cidade sem ecopontos e com o trânsito cortado
- Data: 2010.05.04
- Fonte: i-online
- Autor: Rosa Ramos
Dezenas de estradas cortadas. Estacionamentos interditos. Condicionamentos no Metro e ruas sem caixotes do lixo e ecopontos. Esta é a Lisboa que Bento XVI não vai ver quando chegar, no dia 11 de Maio, mas será a cidade em reboliço com que os lisboetas terão de lidar.
Protecção Civil vai accionar alerta amarelo entre 10 e 14 de maio
- Data: 2010.05.05
- Fonte: i-online
- Autor: Agência Lusa
A Protecção Civil vai ativar o alerta amarelo entre 10 e 14 de maio, período em que estará mobilizado o dispositivo especial de proteção e socorro para a visita do papa, segundo a Diretiva Operacional Nacional (DON). O alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser acionado durante o período de vigência da DON, entre 10 e 14 de maio, sendo também ativada uma célula de acompanhamento da visita do papa no Comando Nacional de Operações e Socorro (CNOS).
Papa leva à maior operação de segurança
- Data: 2010.05.07
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
Em Lisboa vão estar envolvidos os polícias do Comando Metropolitano de Lisboa, que conta com um reforço de elementos da Escola Prática de Polícia de Torres Novas, da Unidade Especial de Polícia (UEP), designadamente através do Grupo de Operações Especiais (GOE), Corpo de Segurança Pessoal, Grupo Cinotécnico e Corpo de Intervenção, e da Direção Nacional, adiantou.
Para o Porto, a Polícia mobilizou elementos do Comando Metropolitano do Porto, da UEP e da Escola Prática de Polícia de Torres Novas.
O policiamento em Fátima está a cargo da GNR, que mobilizou 800 militares...
O dispositivo de proteção civil para Lisboa, Fátima, Porto e Setúbal é composto por 1747 operacionais, 491 veículos de socorro e apoio e 57 meios especiais, além de cinco Postos Médicos Avançados (PMA) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e cinco postos de socorro da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Papa/Portugal: Proteção civil tinha dois grupos de prevenção para visita a Fátima
- Data: 2010.05.13
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
A visita do papa Bento XVI a Fátima está a ser acompanhada por dois grupos de prevenção da Protecção Civil, um dos quais com "capacidade de intervenção química e biológica", afirmou um responsável da força.
INEM gastou 227 mil € com Papa
- Data: 2010.05.16
- Fonte: Correio da Manhã
- Autor: Secundino Cunha/C.S.
A visita de quatro dias do Papa Bento XVI a Portugal custou ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pouco mais de 227 mil euros. Aquela que foi a maior operação de socorro desta década em Portugal implicou a mobilização de 83 meios (viaturas e helicópteros), 57 médicos, 63 enfermeiros, 133 técnicos de ambulância de emergência, 52 técnicos operacionais de telecomunicações de socorro e 15 elementos de logística.
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.