Artigos sobre os gastos da Câmara Municipal de Lisboa
Os artigos aqui apresentados referem-se aos gastos da Câmara Municipal de Lisboa aquando da visita do Papa Bento XVI.
Cronologia
- 2010.03.03 
- 2010.03.04 
- 2010.03.10 
- 2010.04.23 
- 2010.05.04 
- 2010.05.06 
- 2010.10.20 
- 2010.10.27 
Artigos
- Igreja gostaria que Lisboa pagasse altar, mas autarquia não recebeu qualquer pedido   - Data: 2010.03.03
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
- A Igreja Católica acolheria com satisfação a contribuição da Câmara Municipal de Lisboa para o altar da missa que o Papa vai celebrar na capital, em Maio, embora a autarquia não tenha recebido qualquer pedido, nem se oferecido para tal. 
 
- Lisboa: CDS-PP afirma que está em causa apoio da Câmara a missa no Terreiro do Paço   - Data: 2010.03.03
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
- O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa considerou hoje que está em causa o apoio da autarquia à missa que será celebrada pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço, "um dos acontecimentos mais importantes" da capital. 
 
- Lisboa adia decisão sobre visita do Papa   - Data: 2010.03.04
- Fonte: JN
- Autor: Alexandra Serôdio
- A Câmara de Lisboa garante que "não recebeu qualquer pedido formal " do Patriarcado para ajudar a pagar as despesas referentes à montagem do altar no Terreiro do Paço, onde o Papa Bento XVI irá celebrar missa ao final da tarde do dia 11 de Maio. A garantia foi dada ontem ao JN pela assessora do presidente da autarquia, António Costa. Luísa Botinas recusou explicar se o assunto está ou não a ser equacionado pela Câmara e remeteu para o Patriarcado qualquer informação adicional sobre o assunto. 
 
- Costa garante que Terreiro do Paço estará pronto para a visita do Papa   - Data: 2010.03.10
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
- O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, reafirmou hoje que as obras de reabilitação do Terreiro do Paço estarão concluídas no início de Maio, para a visita do Papa Bento XVI, um mês depois do «desejado» pelo autarca. 
 Questionado sobre o apoio da autarquia à visita do Papa, António Costa reafirmou que «todo o apoio que foi solicitado [pelo Patriarcado] foi concedido».
 Entre esses apoios incluem-se a «conclusão das obras no Terreiro do Paço» e matérias essencialmente logísticas como o «ordenamento do trânsito», entre outras, existindo para isso um «grupo de trabalho» constituído.
 Sobre um eventual apoio da Câmara para pagar o altar que será construído propositadamente para a missa, no valor de 200 mil euros, Costa reiterou que o Patriarcado não solicitou qualquer apoio da autarquia.
 
- Donativos deverão pagar por inteiro missa papal em Lisboa   - Data: 2010.04.23
- Fonte: Público
- Autor: Lusa, Público
- A missa que será celebrada pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 11 de Maio, tem um custo estimado em 200 mil euros mas deverá "chegar a um custo zero", devido aos donativos de particulares e empresas. 
 "Houve um conjunto significativo de donativos de pessoas individuais e de empresas", afirmou, em conferência de imprensa, o padre Mário Rui Pedras, da comissão organizadora da missa papal em Lisboa. Com a verba reunida no peditório que ocorrerá na própria missa do Terreiro do Paço, a organização pensa "chegar a um custo zero" de "toda a operação".
 
- Anónimos saúdam o Papa em outdoors espelhados por Lisboa   - Data: 2010.05.04
- Fonte: Público
- Autor: Hugo Mamede
- A campanha publicitária para a recepção do Papa Bento XVI em Portugal, apresentada hoje no BES em Lisboa, tem por objectivo “dar as boas-vindas ao Papa e mobilizar as pessoas para participarem nas cerimónias previstas para Lisboa”, Para tal, vai apostar em centenas de outdoor e na colocação de pendões. 
 Pedro Castro, administrador da empresa Multilem, que organiza a campanha... “Quase todos” os concelhos de Lisboa acolheram esta iniciativa, adiantou Pedro Castro.
 
- Estacionar em Lisboa por 1,5 euros   - Data: 2010.05.06
- Fonte: Correio da Manhã
- Autor: Isabel Ramos/I.J./P.S./C.F.
- Um euro e cinquenta cêntimos é quanto custará um dia de estacionamento em 24 parques de Lisboa na terça e quarta-feira ... desde que os automobilistas apresentem um título válido de transporte público ou, no local, adquiram um por 3,5 euros. 
 Os operadores dos parques de estacionamento aderentes e das grandes empresas de transportes públicos de Lisboa entenderam-se, pontualmente, quanto à repartição das receitas.
 
- Câmara de Lisboa ocultou gastos de 228 mil euros com visita de Bento XVI   - Data: 2010.10.20
- Fonte: Público
- Autor: Ana Henriques
- A Câmara de Lisboa gastou afinal 228 mil euros com a visita do Papa Bento XVI, em Maio passado, apesar de todas as declarações do presidente da autarquia e de responsáveis da Igreja sempre terem ido no sentido de não haver dinheiros públicos envolvidos na missa campal do Terreiro do Paço. 
 ... "A câmara assumiu os custos relativos à montagem de dois ecrãs (Praça do Município e Rua Augusta) na perspectiva de que a Praça do Comércio seria pequena para acolher todos quantos quisessem assistir à cerimónia - o que se veio a revelar de toda a utilidade", justifica a autarquia. O portal dá conta de mais dois ajustes directos relacionados com a cerimónia: a montagem e desmontagem de estruturas e o fornecimento de refeições. Tudo somado, dá quase 170 mil euros. Juntando aos 59 mil euros que a autarquia estima que tenha custado o trabalho extraordinário dos seus funcionários, o total ascende a 228 mil euros.
 o cónego Nuno Brás. "Se a câmara se responsabilizou por tratar do som da cerimónia, é com ela. Se não fosse a câmara a tratar disso, teria de ser outra entidade qualquer". Afinal, quem pagou o altar em que o Papa celebrou a missa? "Não faço ideia", responde Nuno Brás. Confrontado com as informações do portal dos contratos públicos, o padre Mário Rui Pedras respondeu ao PÚBLICO com acusações de "mau jornalismo".
 
- Direito de Resposta: Câmara de Lisboa ocultou gastos de 228 mil euros   - Data: 2010.10.27
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
- Na sequência da publicação no PÚBLICO, de 20 de Outubro de 2010, do artigo com o título Visita do Papa - Câmara ocultou gastos de 228 mil euros , venho, ao abrigo do Direito de Resposta, previsto no artigo 24 da Lei de Imprensa, esclarecer o seguinte: É falso que a Câmara Municipal de Lisboa tenha ocultado ou sequer pudesse ocultar as verbas dispendidas por ocasião da visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI a Lisboa. 
 A contabilidade municipal é pública e, no caso concreto, as verbas foram aliás publicitadas pela própria autarquia, que as inscreveu no Portal dos Contratos Públicos...
 N.D.: Na resposta à solicitação da jornalista autora do artigo sobre os custos da visita do Papa para a autarquia, a Câmara de Lisboa mencionou apenas dois dos sete ajustes directos efectuados com empresas privadas.
 
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.
