Não Editável História Acções RSS

DurãoBarroso

1. Durão Barroso

A sua activade política começou nos tempos de estudante universitário ainda antes do 25 de Abril, tendo sido um dos líderes da FEM-L (Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas), a "juventude" do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado).

Pertenceu ao MRPP até 1977, pouco depois do partido passar a designar-se Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, com a sigla PCTP/MRPP. Segundo o texto sobre este partido na Wikipédia, Durão Barroso terá sido expulso.

Em 1980 filiou-se no PSD, tendo aparentemente sido levado por Pedro Santana Lopes, antigo colega na Universidade e amigo, e por Marcelo Rebelo de Sousa.

Ocupou várias funções nos governos de Cavaco Silva tendo-se destacado em assuntos internacionais como o processo de auto-determinação de Timor-Leste e a promoção dos acordos de Bicesse, que levaram a um armistício temporário na Guerra Civil de Angola entre MPLA e a UNITA.

Após assumir a presidência do PSD conseguiu alcançar uma maioria relativa no Parlamento nas eleições lesgistivas de 2002. Uma coligação pós-eleitoral com o CDS permitiu a formação de uma maioria absoluta, tendo o acordo levado algumas pastas importantes para o CDS.

O seu mandato como primeiro-ministro foi rodeado de contestação. Várias medidas com impacto social devidas a uma política de contenção da despesa pública foram uma das razões da insatisfação.

Foi igualmente polémico o seu apoio à invasão do Iraque em 2003, promovendo a cimeira dos Açores com os EUA, Inglaterra e Espanha numa clara tentativa de mostrar o apoio de algumas nações europeias ao presidente americano George Bush. Sondagens efectudas na altura mostraram que a grande maioria dos portugueses era contra o apoio à guerra.

No auge da sua impopularidade em 2004 anunciou a sua demissão para assumir o cargo de presidente da Comissão Europeia, cargo que foi reconduzido a um segundo mandato em 2009.

Como nota interessante, antes do anúncio do cargo de presidente da Comissão Europeia, o seu governo apoiava António Vitorino como candidato português para esse cargo.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome Completo:

José Manuel Durão Barroso

Data de nascimento:

23 de Março de 1956

Lugar de nascimento:

Lisboa

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

1978

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Licenciatura em Direito

1981

Universidade de Genebra - Suíça

Mestrado em Ciências Económicas e Sociais

1982

Universidade de Genebra - Suíça

Diploma em Estudos Europeus

????

Columbia University - EUA

Frequência

????

Georgetown University - EUA

Frequência

????

International University Institute - Luxemburgo

Frequência

????

European University Institute - Itália

Frequência

Estas quatro últimas entradas são referênciadas em algumas biografias mas sem precisar datas nem natureza da formação. É mencionado ainda que deteve várias bolsas de estudo, nomeadamente da confederação Suíça, Comissão das Comunidades Europeias, Fundação Volkswagenwerk, NATO e do Fundo Nacional suíço para a Pesquisa Científica.

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1972

1977

MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado

Melitante

1975

1976

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Presidente da Associação de Estudantes

1980

Presente

Partido Social Democrata

Militante

????

????

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Professor assistente

????

????

Universidade de Genebra - Suíça

Professor assistente

1985

2005

Assembleia da República

Deputado

1985

1987

X Governo Constitucional

Sub-secretário de Estado no Ministério de Assuntos Internos

1987

1991

XI Governo Constitucional

Secretário de estado dos Assuntos Externos e Cooperação

1991

1992

XII Governo Constitucional

Secretário de estado dos Assuntos Externos e Cooperação

1992

1995

XII Governo Constitucional

Ministro dos Negócios Estrangeiros

1995

1999

Universidade Lusíada

Sirector do departamento de Ciência Política

1996

1998

Georgetown University - EUA

Professor visitante

1999

2004

Partido Social Democrata

Presidente

2002

2004

XV Governo Constitucional

Primeiro-Ministro

1999

2002

EPP - European People's Party

Vice-Presidente

2001

2005

CDI - Center Democrats International

Vice-Presidente

2004

Presente

Comissão Europeia

Presidente

2.3. Condecorações

Ano

País

Título

1996

Portugal

Grã-Cruz da Ordem de Cristo

Enquanto presidente da Comissão Europeia tem sido galardoado em diversos países com vários títulos, desde Doctor Honoris Causa a chaves de ouro de cidades.

2.4. Fontes

3. Artigos na imprensa estrangeira

  • Who is Durao Barroso?

    • Título em português: Quem é Durão Barroso

    • Data: 2004.07.01
    • Fonte: Pravda - Rússia
    • Autor: Redacção
    • Nota: Original em Inglês
    • ... ele falhou em comunicar com o povo na sua breve passagem como primeiro ministro, fazendo-o sem dúvida o pior primeiro ministro na história política recente, devido ao facto de em dois anos, a taxa de desemprego ter duplicado e os desempregados terem de esperar até sete meses para receberem o fundo de desemprego. Ele e a sua equipa, vistos como desumanos pela maioria dos portugueses, eram extremamente inpopulares...
      Como é hábito, Barroso age como um protagonista e não um homem de integridade, aceitando o cargo na Comissão Europeia tendo sido a terceira ou quarta escolha, somente por não haver mais ninguém. Enqanto jovem, abandonou a esquerda porque viu uma chance na direita... criticando António Guterres por abandonar o governo a meio mandato e depois fazendo o mesmo ao se aperceber de quanto inpopular era.
      É uma questão de tempo até que José Barroso cometa uma gafe enorme na Europa...
      Fraco, sem carisma, um zero em capacidade de comunicação, José Barroso estaria melhor e mais feliz trabalhando como um eurocrata cinzento por detrás das cenas na àrea de negócios estrangeiros

  • Jose Manuel Durao Barroso: the Quiet Portugese who is unlikely to upset the status quo

    • Título em português: José Manuel Durão Barroso: O português silencioso que é incapaz de perturbar o status quo

    • Data: 2004.06.28
    • Fonte: The Independent - Inglaterra
    • Autor: Stephen Castle
    • Nota: Original em Inglês
    • Silencioso, sem assumir compromissos, amigável, baixo perfil: os adjectivos aplicados a José Manuel Durão Barroso não são aqueles normalmente utilizados para descrever os políticos de maior sucesso na Europa.
      ... preenche dois critérios. O primeiro é que ele vem do centro-direita. O segundo é que os outros 24 líderes da UE não pensão que o sr. Durão Barroso vá utilizar os seu novo cargo para lhes causar muitos problemas.
      Embora os líderes europeus repetidamente digam que querem uma Comissão Europeia mais forte e dinâmica, a nomeação do sr. Durão Barroso sugere o contrário.

  • Barroso Wins Second Term A Victory for the EU's Political Chameleon

    • Título em português: Barroso ganha segundo mandato - Uma victória para o camaleão político da UE

    • Data: 2009.09.16
    • Fonte: Der Spiegel - Alemanha
    • Autor: Hans-Jürgen Schlamp
    • Nota: Original em Inglês
    • O Parlamento Europeu votou quarta-feira para dar a José Manuel Barroso um segundo mandato de cinco anos como presidente da Comissão Europeia. Mas Bruxelas está a ganhar um chefe fraco...
      É em particular os "Três Grandes" - os governos de Paris, Londres e Berlin - que só querem uma figura inofensiva para a UE em Bruxelas, alguém que não vá lhes causar qualquer problema. O triumvirato tem trabalhado faz bastante tempo para aumentar os seus poderes, Se necessáriom eles obtêm o OK de Roma, Madrid e Varsóvia e tudo fica combinado - na maioria das vezes.

4. Dossiers e Artigos

5. Ficheiros anexados a esta página

6. Comentários


Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia