Contents
-
Artigos sobre os Censos 2011
- Custos
- Recrutamento
- Acompanhamento Policial
- Prevenção de Burlas
- Fraudes detectadas
- Coimas
- Recibos Verdes
- Reclusos considerados como trabalhadores
- Questionário de Família e a reserva da vida privada
- Pessoas com deficiência
- Problemas com a linha de Apoio dos Censos
- Atrasos nos pagamentos aos recenseadores
- Futuro dos Censos
- Resultados Preliminares
- Reacções aos resultados preliminares
- Comentários
Artigos sobre os Censos 2011
Nesta página apenas são enumerados os artigos sobre os Censos 2011.
Os artigos encontram-se agrupados de acordo com o seu contexto.
Para informações mais estruturadas consulte a página dos Censos 2011.
Custos
Trinta mil pessoas na rua vão custar mais de 50 milhões
- Data: 2011.01.04
- Fonte: JN
- Autor: Patrícia Jesus
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que coordena a operação, o custo por indivíduo recenseado vai rondar os 4,5 euros- o que, a acreditar nas últimas estimativas sobre a população portuguesa, que apontam para dez milhões e 600 mil pessoas, vai fazer a conta chegar aos 48 milhões de euros. Juntando o dinheiro para publicitar a operação, inscrito no orçamento da Presidência do Conselho de Ministros, a factura final deve rondar os 51 milhões. Mais sete do que há dez anos, quando os censos custaram 8,8 milhões de contos, aproximadamente 44 milhões de euros.
Recrutamento
INE contrata 30 mil para Censos
- Data: 2011.01.02
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai começar a recrutar, já na primeira semana deste mês, cerca de 30 mil pessoas para os Censos 2011, que vão decorrer em Março e Abril. A candidatura electrónica está disponibilizada através do portal de internet do INE. Os pagamentos variam de 760 a 1200 euros mensais, consoante as funções.
Quase 17 mil licenciados candidatos a fazer os censos
- Data: 2011.01.31
- Fonte: DN
- Autor: Paulo Julião
Quase 17 mil dos candidatos às vagas de recenseadores para fazer os Censos 2011 (População e Habitação) têm um curso superior. Ou seja mais de 30% dos que responderam ao anúncio de recrutamento do Instituto Nacional de Estatística (INE)...
Dos interessados às vagas de recenseadores, mais de 2500 têm mestrado ou bacharelato, número que sobe para 14 280 no caso da licenciatura. Ou seja, cerca de 16 800 possuem curso superior.
Dos restantes mais de 17 600 têm o ensino secundário concluído, e 11% do total apenas o 9.º ano, a formação mínimo para poderem representar o INE distribuindo os questionários porta a porta.
Quase cinquenta mil portugueses candidataram-se aos Censos 2011
- Data: 2011.02.02
- Fonte: Público
- Autor: Daniela Adónis Carneiro
O número de respostas ao pedido de recenseadores feito pelo Instituto Nacional de Estatística excedeu em mais do dobro o número de vagas existentes. No período entre 3 e 31 de Janeiro, 49.300 pessoas candidataram-se no site do INE às 23 mil vagas abertas para a função de recenseador nos Censos 2011. A quantidade de candidatos ultrapassou largamente as expectativas e necessidades da instituição.
Acompanhamento Policial
PSP acompanha Censos em bairros problemáticos
- Data: 2011.03.04
- Fonte: Sol
- Autor: Por Sónia Graça
«O objectivo é captar a aceitação das pessoas e permitir, acima de tudo, que o obrigatório seja voluntário, numa estratégia de colaboração e cooperação», sublinha a PSP, que pela primeira vez foi envolvida nesta megaoperação estatística...
Os agentes estão preparados para esclarecer os cidadãos que tenham dúvidas sobre a identidade dos entrevistadores e para confirmar a obrigatoriedade legal de resposta aos Censos.
No entanto, se estes não colaborarem, é feita a respectiva identificação e os dados são transmitidos ao INE - que mais tarde envia uma notificação para casa dos infractores com o valor da coima a pagar.
Polícia à porta de quem não responder aos Censos
- Data: 2011.04.12
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Quem recusar responder aos Censos pode mesmo acabar com a polícia à porta. É que essa é uma das opções dos delegados municipais, depois de esgotarem todas as vias diplomáticas. Mesmo assim, a polícia limita-se a identificar os infractores e enviar essa informação para o INE.
Prevenção de Burlas
Freguesias tentam prevenir burlas
- Data: 2011.03.07
- Fonte: Correio da Manhã
- Autor: João Saramago
As freguesias estão a divulgar as fotografias dos recenseadores que vão bater à porta de mais de 10 milhões de portugueses. O objectivo é "travar possíveis burlas", revelou ao CM Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE)...
Em Montemor-o-Novo, por exemplo, a freguesia de Nossa Senhora da Vila publicou na internet o rosto dos oito recenseadores, de forma que os fregueses saibam quem são.
Junta de freguesia das Caldas da Rainha compra novos coletes para recenseadores
- Data: 2011.03.16
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
A Junta de Freguesia de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, considera os coletes amarelos esverdeados atribuídos pelo INE fáceis de falsificar e resolveu comprar coletes azuis para todos os recenseadores da freguesia.
“Os coletes enviados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) podem ser adquiridos por qualquer pessoa que queira lá meter uma letras e são muito fáceis de falsificar e por isso optámos por mandar fazer outros”, disse à Lusa Abílio Camacho, presidente da Junta de Freguesia de Santo Onofre.
Fraudes detectadas
Falso responsável dos Censos burla idosa
- Data: 2011.03.15
- Fonte: Sábado
- Autor: Redacção
Uma octagenária foi assaltada esta terça-feira na aldeia de Copeiro, Figueira da Foz, por um falso responsável dos Censos, que burlou a idosa em mais de 1000 euros. A vítima, uma senhora com 84 anos, foi abordada cerca das 12h30 quando se encontrava a trabalhar no quintal.
Idosos burlados em quatro pontos do distrito de Coimbra
- Data: 2011.03.17
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Quatro idosos foram burlados na quarta-feira por desconhecidos em diversos pontos do distrito de Coimbra, revelou hoje fonte da GNR.
INE denuncia empresas que estão a cobrar por preencher o Censos 2011
- Data: 2011.03.24
- Fonte: i-online
- Autor: Margarida Bon De Sousa
Foi o Instituto Nacional de Estatística (INE) que detectou a fraude e emitiu ontem um comunicado a lembrar que os recenseadores que distribuem os questionários estão preparados para apoiar as pessoas a completá-los, pelo que não há necessidade de pagar nada pelo seu preenchimento.
Empresas cobram até 12 euros para preencher papéis dos Censos
- Data: 2011.03.24
- Fonte: Público
- Autor: Natália Faria
Há empresas que estão a cobrar aos cidadãos entre seis e 12 euros para preencherem os questionários dos Censos 2011. A denúncia partiu do Instituto Nacional de Estatística (INE), que, numa nota enviada ontem às redacções, lembrou que "existe uma estrutura no terreno disponível e vocacionada para ajudar, ou preencher na íntegra, os questionários".
Um roubo e uma tentativa de burla na 1.ª fase do Censos
- Data: 2011.03.31
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
A PSP contabilizou, durante a primeira fase do Censos, de entrega de questionários, que terminou no dia 20, um roubo denunciado e uma tentativa de burla em Lisboa, por homens que se faziam passar por recenseadores.
A PSP considera que estes números demonstram "um claro retrato da eficácia" da operação de distribuição de questionários do Censos, "principalmente a franja populacional mais susceptível de ser burlada a 'reboque' do Censos": os mais idosos e isolados.Perante "os milhares de contactos estabelecidos pelos recenseadores por todo o país até ao momento, a PSP considera um sucesso, do ponto de vista da segurança, o resultado final".
Coimas
Fugir aos Censos pode dar multa até 3700 euros
- Data: 2011.03.04
- Fonte: Sol
- Autor: Por Sónia Graça
Quem se recusar a responder aos Censos 2011 arrisca-se a pagar uma multa entre 250 e 3.740,98 euros, apurou o SOL.
Presidente do INE garante que não vai aplicar coimas nos inquéritos à população
- Data: 2011.03.16
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai aplicar qualquer coima aos cidadãos que não respondam aos questionários relativos ao Censos2011, preferindo “apostar” na “consciência e dever cívico” da população, disse à Lusa a presidente do organismo, Alda Carvalho.
A responsável lembrou que a lei do sistema estatístico nacional e a própria lei dos censos estabelecem que a resposta ao INE é “obrigatória” para a produção de estatísticas nacionais, prevendo coimas e multas para quem não responder.
No entanto, a presidente do INE afirma que o organismo “nos inquéritos às famílias e às pessoas nunca aplicou coimas, nem vai aplicar”.
“Não interessa minimamente ao INE as receitas das coimas. O INE precisa é da informação e prefere contar com a colaboração da população na resposta aos seus inquéritos”, afirmou.
Recibos Verdes
PCP: perguntas dos censos "escondem" falsos recibos verdes
- Data: 2011.03.04
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
"É esconder completamente e impedir que se saiba a realidade dos falsos recibos verdes. Quando saírem os resultados dos censos é que existem x trabalhadores por conta de outrém quando o que sabemos à partida é que neste miolo estarão milhares de falsos recibos verdes identificados como trabalhadores por conta de outrém", disse a deputada comunista Rita Rato.
INE garante cumprimento de normas internacionais nos questionários dos censos
- Data: 2011.03.04
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
...o responsável pelo Gabinete de Censos do Instituto Nacional de Estatística (INE), Fernando Casimiro... "São não só recomendações da ONU, como um regulamento europeu que define especificamente todas estas variáveis", incluindo a "situação na profissão", não existindo nenhuma variável específica para "recibo verde", declarou.
"Tem o trabalhador por conta própria e o trabalhador por conta de outrem", disse, acrescentando que os recibos verdes tanto podem ser passíveis de classificação e utilização numa situação como noutra. "O que tipificámos (no Programa de Ação dos Censos 2011) foi como é que deviam ser classificadas as pessoas cujo modo de pagamento é um recibo verde e quais as condições a que deveriam obedecer para serem classificadas como trabalhador por conta própria ou de outrem", disse, admitindo que o recenseamento não avalia questões de legalidade.
Bloco quer explicações sobre 'ocultação' de falsos recibos verdes
- Data: 2011.03.07
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
O Bloco de Esquerda requereu hoje a presença do ministro da Presidência no Parlamento para dar explicações sobre os censos e sobre a possível «ocultação da realidade dos falsos recibos verdes», disse o deputado José Soeiro.
Governo recusou que pergunta sobre os contratos laborais fosse incluída nos Censos
- Data: 2011.03.22
- Fonte: Público
- Autor: João Ramos De Almeida
Os representantes ministeriais, patronais, autarquias e Deco também votaram contra a proposta das centrais sindicais de colocar uma pergunta sobre o tipo de contratos de trabalho. As centrais sindicais propuseram que os Censos 2011 tivessem uma pergunta sobre que tipo de contrato de trabalho têm os assalariados portugueses, para conhecer a dimensão real do trabalho temporário e dos falsos recibos verdes.
Precários exigem substituição da pergunta 32 e apelam à apresentação de queixas
- Data: 2011.03.23
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Movimentos de trabalhadores precários exigiram hoje a substituição e reformulação da pergunta n.º 32 do Censos 2011 e apelam à apresentação de uma queixa junto do Provedor de Justiça. Em declarações à Lusa, Adriano Campos, do FERVE – Fartos D’Estes Recibos Verdes, afirmou que a ideia é que haja uma “reclamação em massa” contra esta pergunta, que “não permitirá contabilizar as pessoas a falsos recibos verdes”.
Entregue acção judicial que exige alteração da pergunta sobre recibos verdes nos censos
- Data: 2011.03.30
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Três movimentos de trabalhadores precários e os promotores do protesto da Geração à Rasca entregaram hoje no tribunal uma acção judicial exigindo a alteração da pergunta sobre recibos verdes do questionário do recenseamento nacional que está a decorrer. Além da acção judicial entregue hoje em Lisboa, “muitas outras pessoas estão a enviar uma cópia da intimação para o provedor da Justiça”, garantiu à saída do Tribunal Administrativo de Lisboa João Labrincha, representante da Geração à Rasca.
435 queixas contra pergunta sobre recibos verdes
- Data: 2011.03.30
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
O provedor de Justiça recebeu 435 queixas relativas à pergunta sobre recibos verdes que está no questionário do Censos 2011 e decidiu pedir esclarecimentos ao Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou fonte oficial da Provedoria.
PGR quer esclarecimento sobre questão dos recibos verdes
- Data: 2011.04.04
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
O provedor de Justiça, Alfredo de Sousa, pediu esclarecimentos à presidente do INE sobre a polémica pergunta relativa aos recibos verdes no inquérito dos Censos 2011, que motivou 544 reclamações para a Provedoria até hoje.
Em declarações à agência Lusa, a assessora do provedor revelou que Alfredo José de Sousa "mandou uma carta para a presidente do INE [Alda Carvalho] na passada sexta-feira" para perceber por que razão a pergunta 32 foi elaborada daquela forma.
Censos 2011: Tribunal considera intimação contra recibos verdes improcedente
- Data: 2011.04.21
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O Tribunal Administrativo de Lisboa considerou improcedente a intimação apresentada por um grupo de cidadãos que pedia a substituição da pergunta dos Censos 2011 sobre recibos verdes, e que já anunciou que vai recorrer da decisão.
A decisão judicial foi divulgada hoje pelos autores da acção judicial - FERVE – Fartos d’Estes Recibos Verdes, Plataforma dos Intermitentes do Espectáculo e do Audiovisual, Precários Inflexíveis e grupo de cidadãos que levou a cabo a manifestação “Geração à Rasca”...
Os promotores da acção lamentam que o tribunal tenha justificado a sua posição dizendo “não ser competente para avaliar a matéria em causa", apesar de reconhecer "os argumentos apresentados para justificar a substituição da pergunta”.
Censos: Provedor da Justiça sugere ao INE que realize um inquérito para perceber realidade dos recibos verdes
- Data: 2011.05.03
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O Provedor de Justiça sugeriu ao Instituto Nacional de Estatística (INE) a realização de um inquérito específico para perceber “a realidade dos recibos verdes em Portugal, já que tal não foi possível conhecer com os Censos 2011".
A provedora adjunta da Justiça, Helena Vera-Cruz Pinto, analisou as queixas, ouviu responsáveis do INE e acabou por aceitar a formulação existente no inquérito... “Parece pacífico que a resposta sugerida pelo INE, de se considerarem os trabalhadores como trabalhadores por conta de outrem, é correcta”, escreveu a provedora adjunta na sua exposição, explicando que neste caso se trata de uma questão “técnica” e não “legal”.
Grupo de cidadãos considera que decisão do Provedor não resolve problema dos recibos verdes
- Data: 2011.05.05
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Um grupo de cidadãos criticou hoje a posição do Provedor de Justiça relativamente à pergunta dos Censos 2011 sobre recibos verdes, considerando que a sugestão de realizar um inquérito sobre o assunto não “resolve a ocultação” daquela realidade.
Censos não poderia aferir realidade dos recibos verdes
- Data: 2011.05.09
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
O Censos não poderia aferir a realidade dos recibos verdes em Portugal porque implicaria várias perguntas sobre a matéria e por o processo censitário já estar muito avançado, afirmou hoje o provedor de Justiça.
O juiz conselheiro Alfredo José de Sousa explicou, assim, aos jornalistas a sua decisão de sugerir ao Instituto Nacional de Estatística (INE) a realização de um inquérito específico para perceber "a realidade dos recibos verdes em Portugal".
Censos: Precários exigem substituição da pergunta 32
- Data: 2011.05.21
- Fonte: Sábado
- Autor: Redacção
Dinheiro Movimentos de trabalhadores precários exigiram esta quarta-feira a substituição e reformulação da pergunta n.º 32 do Censos 2011 e apelam à apresentação de uma queixa junto do Provedor de Justiça.
Reclusos considerados como trabalhadores
Censos 2011 consideram reclusos como trabalhadores
- Data: 2011.04.05
- Fonte: i-online
- Autor: Luís Claro com Maria Catarina Nunes
Uma situação que foi confirmada ao i pelo Instituto Nacional de Estatística, sustentando que "sempre que houver um trabalho e um pagamento correspondente a mais de uma hora na semana de referência se trata de um emprego, de acordo com as normas internacionais...
O que acontece, neste caso, é que uma parte da população prisional exerce actividades na limpeza de instalações, lavandaria, cozinhas ou jardins e cada recluso recebe cerca de dois euros por dia. Para o censo, esta população é considerada "empregada", mesmo sabendo que dificilmente as actividades praticadas pelos presos podem ser consideradas um emprego.
A deputada bloquista, Helena Pinto, considera, em declarações ao i, tratar-se de "uma situação abusiva", já que "não estamos a falar dos reclusos que estão a trabalhar, mas sim daqueles que prestam apenas alguns serviços". "Acho extraordinário que contem como empregados. Já coloquei a questão ao ministro da Justiça, Alberto Martins, mas não me deu nenhuma resposta"
Questionário de Família e a reserva da vida privada
INE vai eliminar dados de duas perguntas
- Data: 2011.04.04
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
O INE confirmou o que... não vai usar nem disponibilizar as respostas dadas ao inquérito dos Censos 2011 sobre as uniões de facto e as pessoas não residentes que estavam em casa no dia 21 de Março...
A decisão surge na sequência de uma deliberação da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), de 24 de Março, segundo a qual o Instituto Nacional de Estatística (INE) fica impedido de «registar nas bases de dados as informações que já tiverem sido recolhidas» através de formulários em papel, sendo ainda obrigado a «eliminar todos os dados já recolhidos através da Internet».
Pessoas com deficiência
Realidade das pessoas com deficiência vai continuar por conhecer depois do Censos
- Data: 2011.03.29
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
Em declarações à Lusa, o presidente da APD criticou que «mais uma vez é feito um investimento considerável, sem que esse instrumento censitário permita apurar com clareza qual o universo das pessoas com deficiência em Portugal e qual o seu enquadramento».
De acordo com Humberto Santos, as perguntas existentes no Censos 2011 não vão permitir fazer a diferença entre as pessoas com deficiência e as pessoas que perderam capacidades devido à idade, seja visão, audição, mobilidade ou outra.
Como consequência, alertou Humberto Santos, Portugal vai continuar a ter «políticas e instrumentos que não estão devidamente fundamentados e sustentados no quadro real do país».
«Tudo é feito em bastidores herméticos onde a sensibilidade, a opinião, a experiência de um conjunto de actores sociais infelizmente não é minimamente tida em consideração», criticou, acrescentando que esta situação representa um défice de participação e de democracia.
Problemas com a linha de Apoio dos Censos
Primeiro dia de resposta aos censos congestionado
- Data: 2011.03.22
- Fonte: Público
- Autor: Ana Rita Faria
No primeiro dia de resposta aos Censos 2011pela Internet, o serviço online esteve congestionado, bem como a linha de apoio telefónica. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entidade responsável pelo recenseamento geral da população e da habitação, a adesão dos cidadãos foi muito grande, gerando situações de lentidão no serviço de resposta ou dificuldades de acesso à página dos Censos 2011, bem como à linha de apoio.
Linha de apoio aos Censos voltou ontem a bloquear
- Data: 2011.03.29
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
No primeiro dia de recolha dos formulários preenchidos dos Censos 2011, a linha de apoio do Instituto Nacional de Estatística (INE) esteve indisponível durante toda a tarde de ontem.
Provedor da Justiça pede esclarecimentos ao INE sobre “anomalias” na Linha de Apoio dos Censos
- Data: 2011.04.11
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
O provedor da Justiça pediu esclarecimentos “urgentes” à presidente do Instituto Nacional de Estatística sobre as anomalias detectadas na linha telefónica de apoio aos Censos 2011, que já motivaram mais de meio milhar de queixas.
Atrasos nos pagamentos aos recenseadores
Milhares de recenseadores sem receber porque as tarefas realizadas estão em avaliação
- Data: 2011.05.31
- Fonte: i-online
- Autor: Agência Lusa
As tarefas dos 23 mil recenseadores envolvidos na operação Censos 2011 acabaram há mais de um mês, mas cerca de 25 por cento ainda não recebeu o ordenado porque o seu trabalho está a ser avaliado. Em declarações à agência Lusa, fonte do serviço de comunicação e imagem do Instituto Nacional de Estatística (INE) garantiu que todas as pessoas que trabalharam para o Censos 2011 vão ser pagas "até ao final da primeira quinzena de junho".
Dois meses depois recenseadores ainda não foram pagos
- Data: 2011.06.15
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
As tarefas dos 23 mil recenseadores envolvidos na operação Censos 2011 acabaram há cerca de dois meses, mas de norte a sul do país há quem se queixe de ainda não ter sido pago pelo trabalho.
A agência Lusa contactou o INE, que explica que "os pagamentos aos recenseadores são feitos pelas câmaras municipais", razão pela qual o instituto não consegue ter uma percepção do número de pessoas que ainda não receberam. No entanto, na Internet surgem denúncias recentes feitas por recenseadores de vários pontos do país.
O INE admite conhecer "situações de não pagamento". Quando chega ao conhecimento do instituto, este "vem recomendando insistentemente às câmaras que procedam sem demoras ao pagamento de todo o trabalho dos recenseadores que esteja já devidamente avaliado". No início do mês, o INE garantiu à Lusa que já tinham sido pagos cerca de 75 por cento do trabalho realizado no terreno. A chefe de serviço de comunicação do INE garante que "a dotação orçamental para pagamento aos entrevistadores é de 30 milhões e 800 mil euros e está totalmente assegurada, no quadro do orçamento dos Censos 2011".
Futuro dos Censos
Censos 2011 poderá ser o último
- Data: 2011.03.27
- Fonte: Económico
- Autor: Económico Com Lusa
O recenseamento da população tal como existe tem os dias contados. Vários técnicos estão a estudar as bases de dados de entidades públicas para perceber se é possível, através do cruzamento daquelas informações, fazer uma fotografia da sociedade portuguesa.
A presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Alda Carvalho, é a primeira a defender o fim do actual processo de recenseamento: "Era bom que o Censos 2011 fosse o último". Em vez da "tradicional" recolha de informação junto da população, o futuro deverá passar pela utilização dos dados existentes nos organismos públicos...
O processo de recenseamento que começou a ser planeado em 2006 e está a decorrer no país desde o início do mês deverá custar aos cofres do Estado "um pouco menos de 50 milhões de euros". Para a presidente do INE, esse dinheiro podia ser poupado se se usasse a "informação administrativa" existente na Segurança Social, no Instituto do Emprego, no Cartão do Cidadão ou no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Resultados Preliminares
Portugal continua um país de imigração
- Data: 2011.06.30
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Portugal continuou a ser um país de imigração e o saldo migratório contribuiu com 91% para a evolução da população na década até 2011, com 181.100 pessoas, segundo as estimativas do Censos 2011 anunciadas pelo INE.
Porto é capital de distrito que perde mais habitantes, Braga a que mais ganha
- Data: 2011.06.30
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O Porto foi a capital de distrito que perdeu mais habitantes, com uma descida de 9,72 pontos percentuais, enquanto no extremo oposto está Braga, com uma variação positiva de 10,74 pontos percentuais, segundo os dados preliminares do Censos...
Censos 2011: Só cinco dos 47 concelhos do Alentejo "fogem" à perda de população e atraem moradores
- Data: 2011.06.30
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
Apenas cinco dos 47 concelhos do Alentejo ganharam população na última década, tendo Sines registado a maior subida (5,03 por cento), segundo os dados preliminares dos Censos 2011 e em comparação com os Censos 2001.
Censos 2011: população está deixar as grandes cidades
- Data: 2011.06.30
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção / Clf
Portugal regista uma tendência de perda de população das grandes cidades para as periferias, situação visível em algumas capitais de distrito, além de Lisboa e Porto, localidade onde a quebra revelada pelo Censos 2011 atinge 9,7 por cento. De acordo com a Lusa, o responsável pelo gabinete do Censos 2011 do Instituto Nacional de Estatística (INE), Fernando Casimiro, disse esta quinta-feira que «as capitais de distrito perdem população para os municípios próximos».
Censos 2011: Freguesias da baixa de Lisboa começam a recuperar população
- Data: 2011.07.02
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A baixa da cidade de Lisboa já começou a recuperar população, segundo os dados preliminares do Censos 2011, que apontam para subidas iguais ou superiores a 20 por cento em freguesias como Santa Justa e São Nicolau.
Reacções aos resultados preliminares
Alfândega da Fé: Concelho espera "novos povoadores" depois de perder 15 por cento da população na última década
- Data: 2011.06.29
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
A tendência de perda de população é uma constante nas últimas décadas confirmada pelos dados provisórios do Censos 2011 revelados hoje pela presidente da Câmara local, Berta Nunes.
Censos 2011: Políticas dirigidas à classe média em Lisboa devem alterar perda de população nos próximos anos -- António Costa
- Data: 2011.06.30
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), reagiu hoje "sem surpresa" à perda de população revelada pelos Censos, afirmando esperar que as políticas dirigidas à classe média possam inverter essa tendência nos "próximos anos".
Censos 2011/Madeira: Aumento de quase 50 por cento de Santa Cruz responsabiliza Câmara - autarca
- Data: 2011.06.30
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
O presidente da câmara de Santa Cruz (PSD), o concelho que mais cresceu segundo os dados preliminares dos Censos 2011 hoje divulgados, considerou que o aumento de 44,74 por cento é motivo de "orgulho", mas também de "apreensão".
Censos 2011: Autarca de Alcoutim, concelho que perdeu mais pessoas, responsabiliza regras de ordenamento do territorio
- Data: 2011.06.30
- Fonte: Visão
- Autor: Lusa
"Desde a década de 1960 que toda a serra algarvia se vem desertificando. Os algarvios da serra migram para o Litoral, para Lisboa, para Faro e alguns para França ou para a Alemanha", afirmou o autarca, considerando que "o principal responsável por esta desertificação no concelho de Alcoutim é o Ordenamento do Território".
Censos 2011: Câmara da Murtosa justifica aumento de população com regresso de emigrantes
- Data: 2011.06.30
- Fonte: I-Online
- Autor: Redacção
O presidente da Câmara da Murtosa, Santos Sousa (PSD), justificou hoje o aumento de 11,9 por cento da população no concelho em dez anos, com a melhoria das condições de vida no município e o fim da vaga migratória.
Regionalização pode ser "um grande instrumento" para fixar pessoas no interior
- Data: 2011.06.30
- Fonte: I-Online
- Autor: Agência Lusa
O presidente da Associação Nacional de Autarcas Socialistas, Rui Solheiro, defendeu hoje que a regionalização pode ser "um grande instrumento" para ajudar a fixar as populações no interior. "A regionalização não vai resolver tudo, mas pode ser um grande instrumento", disse à Lusa o também presidente da Câmara de Melgaço.
População do Algarve é aquela que mais aumentou
- Data: 2011.06.30
- Fonte: Sábado
- Autor: Redacção
Algarve é a região portuguesa que mais aumentou a sua população residente (13,98) e o facto explica-se com condições climatéricas amenas, migração de portugueses e imigração de estrangeiros, considerou o presidente da Grande Área Metropolinatra (AMAL), Macário Correia (PSD).
Mafra ganhou 22 mil habitantes em 10 anos
- Data: 2011.07.03
- Fonte: JN
- Autor: Paulo Lourenço
Os Censos 2011 confirmaram Mafra como o concelho da Área Metropolitana de Lisboa que mais cresceu na última década, em termos percentuais. Para quem ali mora e/ou trabalha, não restam dúvidas: a qualidade de vida no dia-a-dia foi o mote que levou à captação de milhares de habitantes. Ao todo, Mafra ganhou mais de 22 mil habitantes desde os Censos de 2001, o que se traduz num aumento de cerca de 40% da população (de 54.358 para 76.749 residentes).
Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.