Contents
1. Cosec
A COSEC (Companhia de Seguros de Crédito) é detida a 50% pelo BPI. O estado pretende comprar esta participação por 27.5 milhões de euros se a Euler Hermes (empresa do Grupo Alemão Allianz) concordar também vender a sua parte da empresa. Ou seja o estado português pertende comprar 100% desta seguradora.
O estado diz que o objectivo da compra é assegurar que as emrpesas portuguesas terão os apoios necessários à exportação.
No entanto, no jornal Oje de 22 de Julho apareceu uma noticia onde o Ministro das Finanças Angolano declara o seguinte:
"Felizmente as empresas confiaram em nós e mantiveram o ritmo de trabalho acelerado em algumas obras importantes", afirmou, informando que, perante o "princípio de confiança mútua" e com o fecho dos acordos financeiros, "caberá aos bancos portugueses proceder aos pagamentos em atraso dentro da cobertura da linha COSEC".
Sem mais informações sobre estes negócios é impossível concluir mais sobre este negócio mas parece que o estado está a comprar com os 27.5 milhões o risco que o BPI teria em manter esta empresa sem ser imediatamente aparente o lucro que dai poderá advir para o país (para além do estado português pagar as dívidas do estado angolano - lembrar que entre os credores estão as maiores empresas de construção e obras públicas portuguesas).
O Governo anunciou no inicio de Abril de 2010 a desistência da compra da Cosec.
No fim do mês de Abril de 2010 este assunto teve um desenvolvimento interessante. O ministro das Finanças (Teixeira dos Santos), anunciou, numa visita surpresa a Angola que linha de crédito criada em 2009 - que visava financiar projectos de investimento público e de infra-estruturas a serem executados em Angola -, vai afinal ser usada para pagar as dívidas do Estado angolano. Ou seja cumpre-se na mesma o objectivo da compra da COSEC.
2. Dossiers e Artigos
2.1. Compra da Cosec pelo estado
Estado paga 27,5 milhões pela Cosec
Data: 2009.07.22
Fonte: Jornal Oje
Autor: --O Banco BPI anunciou ontem a assinatura do contrato de compra e venda referente à venda ao Estado dos 50% que detém no capital da Companhia de Seguros de Crédito (Cosec). O negócio envolve 27,5 milhões de euros e proporcionará ao BPI uma mais-valia de 7,5 milhões.
Louçã acusa Governo de pagar dinheiro a mais por Cosec
Data: 2009.07.22
Fonte: agenciafinanceira.iol.pt
Autor: Redacção / RPV«O Governo pagou 50 milhões de euros pela Cosec, mais 15 milhões do que aquilo que vale no mercado», afirmou Franciso Louçã, citado pela agência Lusa, acrescentando que quem ficou a ganhar foram os parceiros internacionais do BPI.
Governo anunciou desistência da compra da Cosec
- Data: 2010.03.31
- Fonte: Oje
- Autor: Redacção
Quase um ano depois de ter anunciado a "nacionalização" da maior seguradora de crédito do país, a Cosec, o Governo anuncia a desistência da compra da companhia. José Sócrates, afirmou ontem, no Parlamento, que as exigências feitas pelo sócio francês, que detém 50% da companhia, eram inaceitáveis. A opção estratégica do Governo passou por fazer acordos com as instituições financeiras que resultaram na modalidade OCDE II.
2.2. Negócios da Cosec
Angola vai pagar dívida de 1,4 mil milhões
Data: 2009.07.22
Fonte: Jornal Oje
Autor: --O Estado angolano deve actualmente cerca de dois mil milhões de dólares norte-americanos (1,4 mil milhões de euros) às empresas da área das obras públicas, disse ontem à Lusa, em Luanda, o ministro das Finanças, Severim de Morais.
Angola: FMI concede empréstimo de 1,4 mil milhões de dólares para apoiar programa de investimentos
- Data: 2009.11.24
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
Washington, 24 Nov (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um financiamento a Angola, na modalidade de Acordo Stand-By (SBA), no valor equivalente a 1,4 mil milhões de dólares e duração de 27 meses, para ajudar o país no contexto da crise mundial.
2.3. Pagamento das dívidas angolanas
Crédito de 500 milhões a Angola accionado para pagar às construtoras portuguesas
- Data: 2010.04.26
- Fonte: jnegocios
- Autor: Lusa
A linha de crédito acordada em 2009 pelo governo português para Angola vai ser accionada em breve para o pagamento da dívida angolana às empresas portuguesas a operar no país, avançou hoje em Luanda o ministro das Finanças português.
Angola salda dívidas. Primeira fase só abrange contas até 7,5 milhões de euros
- Data: 2010.04.27
- Fonte: i-online
- Autor: Filipe Paiva Cardoso
Eduardo dos Santos reconhece urgência em pagar às empresas portuguesas e dá prioridade às PME nos pagamentos. MNE português concorda O Estado angolano acumulou no último ano e meio dívidas de 1,4 mil milhões de euros às construtoras internacionais que actuam no país, sendo grande parte desse valor (500 milhões de euros) devido a empresas portuguesas como Teixeira Duarte, Mota-Engil ou Soares da Costa.
Contrutoras alertam para dívidas de Angola
- Data: 2010.05.10
- Fonte: Economico
- Autor: Económico
Dívidas de Angola superam os 2,3 mil milhões de euros. O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, foi ontem confrontado em Angola com a possibilidade de algumas empresas portuguesas a operarem naquele mercado terem de parar os trabalhos se a dívida do Estado angolano não começar a ser paga, segundo a agência noticiosa Lusa.
Construtores confrontam António Mendonça com terem de parar trabalhos se Angola não pagar dívidas
- Data: 2010.05.11
- Fonte: Oje
- Autor: Oje/Lusa
O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, foi ontem confrontado em Angola com a possibilidade de algumas empresas portuguesas a operarem neste mercado terem de parar os trabalhos se a dívida do Estado angolano não começar a ser paga. Num encontro organizado pelo AICEP, em Luanda, entre o ministro António Mendonça, numa visita de trabalho de dois dias a Angola, e os empresários e representantes de empresas portuguesas no país, a questão da dívida do Estado angolano esteve presente em quase todas as intervenções dirigidas ao ministro.
Presidente quer Angola a pagar as dívidas às pequenas empresas
- Data: 2010.07.19
- Fonte: DN
- Autor: Bárbara Baldaia, Enviada A Angola (Serviço Especial Tsf)
Vistos são outro dos assuntos que vão ocupar hoje Cavaco Silva e o seu homólogo José Eduardo dos Santos. Sensibilizar as entidades angolanas para o pagamento das dívidas em atraso às empresas portuguesas é um dos grandes objectivos do Presidente da República nesta viagem. Esse há-de ser, assim, um dos temas a abordar no encontro desta manhã com José Eduardo dos Santos, a quem Cavaco Silva também deverá deixar a sugestão para que seja criado um mecanismo mais expediente para pagar às pequenas empresas.
Grandes empresas vão ser pagas através de títulos de dívida
- Data: 2010.07.22
- Fonte: jnegocios
Autor: Jornal De Negócios Online - Negocios@Negocios.Pt
Angola deverá pagar parte da sua dívida às grandes empresas portuguesas em títulos de dívida.
Angola paga 86 milhões de dívida à Mota-Engil e Somague
- Data: 2010.08.26
- Fonte: jnegocios
Autor: Maria João Babo - Mbabo@Negocios.Pt
No total já foram regularizados pagamentos em atraso de mais de mil milhões de euros a 100 empresas A Mota-Engil e a Somague passaram a integrar a lista de beneficiários dos pagamentos em atraso do Estado angolano.
3. Ficheiros em anexo
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.