Contents
1. Compra de aviões Airbus pela TAP
A TAP comprou 10 aviões à Airbus em 2005.
Aparentemente o negócio original abria as portas a uma cooperação industrial entre a Airbus e a industria nacional, nomeadamente com a OGMA e outras empresas da àrea de negócios. Opiniões dividem-se quanto ao aproveitamento desta cooperação pelo governo, em particular pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
2. Pessoas Envolvidas
Mário Lino - Ministro das Obras Pública
- Daniel Therial - vice-presidente Airbus
Membros da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional
3. Organizações Envolvidas
- Parlamento Português
- Governo
- TAP
- Airbus
4. Artigos
Airbus negoceia fabrico de componentes com OGMA
- Data: 2005.11.22
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A Airbus está a analisar a possibilidade de fabricar em Portugal alguns componentes de aviões...
... fonte oficial da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal confirmou a existência de negociações com a Airbus, "mas ainda não foram concluídas" (apesar de estarem a decorrer há vários meses). A terem um desfecho positivo, "seria sempre bom para a OGMA, seria uma mais-valia". Em causa está o fabrico de componentes para o A380 e o A350.
TAP compra aviões longo curso à Airbus
- Data: 2005.11.28
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A TAP comprou os novos aviões para a frota de longo curso a cerca de metade do seu valor, revelou hoje o secretário de Estado adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.
Paulo Campos, que falava na comissão parlamentar das Obras Públicas, explicou aos deputados que o valor de tabela dos aviões A 350 da Airbus ronda os 150 a 170 milhões de dólares, tendo a TAP pago entre 80 a 90 milhões de dólares por cada aparelho.
A companhia aérea portuguesa assinou o contrato para a compra dos aviões na semana passada, em Toulouse, França.
O contrato prevê a compra de 10 aviões e a opção de compra de mais cinco.
Aviação: TAP investe 2,9 mil milhões de euros em novos aviões Airbus
- Data: 2007.11.26
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
A TAP Portugal recebeu hoje o primeiro de 5 novos aviões e assinou com a construtora europeia Airbus um contrato para a aquisição de mais 12 aeronaves, num negócio avaliado em 2,9 mil milhões de euros.
Deputados pedem auditoria do Tribunal de Contas à TAP por causa dos Airbus
- Data: 2009.01.20
- Fonte: Público
Autor:Leonete Botelho, Raquel de Almeida Correia
Em causa está, na óptica do grupo de trabalho (GT) da comissão, a falta de visão estratégica para se aproveitar o maior investimento de sempre de uma empresa portuguesa, que terá atingido 1,75 por cento do PIB, no desenvolvimento de um cluster aeronáutico nacional, garantindo a transferência de tecnologia e formação associadas à manutenção dos novos aviões. Tanto mais que o fabricante das aeronaves mostrou disponibilidade, por diversas formas, para estudar a cooperação que valorizasse a incorporação da indústria nacional.
TAP obteve vantagens de 1600 milhões na compra de Airbus
- Data: 2009.01.20
- Fonte: Público
- Autor: Agência Lusa
A TAP obteve no conjunto dos contratos celebrados com a Airbus "vantagens directas que ascendem a 1600 milhões de euros", refere hoje o gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) em comunicado.
O ministério diz ainda que a Airbus não propôs ao Governo a constituição de um "cluster" (pólo produtivo especializado com vantagens competitivas) aeronáutico nacional.
Carta da Airbus contraria versão de Mário Lino sobre contrapartidas
- Data: 2009.01.21
- Fonte: Público
- Autor: Leonete Botelho, Lurdes Ferreira
Daniel Therial, então vice-presidente da Airbus, enviou uma carta a 14 de Setembro de 2005 ao secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, a pedir-lhe notícias depois de um encontro ocorrido três meses antes na feira aérea de Le Bourget, em França, com uma delegação portuguesa liderada por Mário Lino. Daniel Therial recorda que o objectivo desse encontro, em que estiveram também o presidente da TAP, Fernando Pinto, e o embaixador João Rosa Lã, "era discutir a cooperação industrial com a indústria portuguesa" e que tinha sido acordado um "plano de acção" que não estava a ser cumprido.
O plano previa que o Governo enviaria à Airbus uma lista das empresas e das suas actividades que o fabricante deveria considerar para fins de cooperação. Por sua vez, a Airbus enviaria a Portugal uma equipa para visitar as empresas propostas "a fim de definir programas de trabalho [encomendas] adequados às suas capacidades". "Até ao momento não recebi nada do vosso lado. Por isso peço cordialmente que veja quando a informação relativa à rede industrial me será transmitida", prosseguia o gestor.
Relatório esteve por um triz para ser chumbado pelo PS no Parlamento
- Data: 2009.01.21
- Fonte: Público
- Autor: Leonete Botelho
Foi por pouco. O PS esteve ontem a um passo de "chumbar", na comissão parlamentar de assuntos económicos, o relatório do grupo de trabalho sobre contrapartidas, sobretudo por discordar da recomendação de pedir uma auditoria urgente ao Tribunal de Contas (TdeC) à aquisição de aviões Airbus pela TAP entre 2005 e 2007.
Deputado socialista acusa Mário Lino de "manifesta negligência" no caso dos Airbus
- Data: 2009.01.22
- Fonte: Público
- Autor: Leonete Botelho, Lurdes Ferreira
Ventura Leite, deputado do PS e autor do relatório parlamentar sobre acompanhamento dos processos das contrapartidas, lançou ontem um apelo ao primeiro-ministro para que chame a si o controlo dos processos de construção do TGV e do novo aeroporto de Lisboa (NAL).
... Isto porque, justificou ao PÚBLICO, Mário Lino revelou "manifesta negligência" na gestão do processo de aquisição dos novos aviões da TAP, dado o "desperdício de oportunidades" de obter compensações para a indústria portuguesa num negócio que ascendeu a 2,5 mil milhões de euros.
"Houve manifesta negligência", afirmou Ventura Leite, reforçando as conclusões do relatório discutido anteontem em comissão parlamentar, cuja votação foi adiada para Fevereiro. "A partir de certo ponto, a repetição da negligência em detrimento do interesse do país poderá ter outra explicação", considera, sublinhando que "nenhum outro país repete os mesmos erros ao longo de tanto tempo". O relatório refere outros exemplos de falta de aproveitamento de contrapartidas em grandes negócios, como é o caso das compras de material militar (submarinos e helicópteros), apontando o dedo aos sucessivos governos por esse facto.
5. Ficheiros em anexo a este dossier
- Membros_Comissão_de_Assuntos_Económicos.png (2011-10-23 11:59:50, 218.2 KB)
6. Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.