Não Editável História Acções RSS

CarlosMoedas

1. Carlos Moedas

Iniciou a sua vida profissional como Engenheiro Civil no grupo Suez Lyonnaise des Eaux em França, onde trabalhou durante cinco anos. Em 1998 iniciou um MBA (Master in Business Administration) nos Estados Unidos da América, que viria a completar em 2000.

Nos anos que se seguiram mudou a sua actividade profissional para a área das finanças, acabando por chegar à política.

Destaca-se a sua passagem pela Goldman Sachs, logo após o MBA, onde conheceu António Borges que mais tarde convidou-o a integrar o sector económico do gabinete de estudos do PSD em 2004.

O seu nome é igualmente associado ao Lehman Brothers e ao grupo Carlyle, pela sua participação na compra da empresa imobiliária sueca Tornet pelo Grupo Lehman Brothers, e pelo contrato de exclusividade do grupo Carlyle com a Crimson Investment Management, empresa fundada por Carlos Moedas, para a gestão dos activos do grupo em Portugal.

Tornou-se oficialmente militante do PSD com a chegada de Pedro Passos Coelho à liderança em 2010.

Em Outubro de 2010 integrou a equipa do PSD, liderada por Eduardo Catroga, nas negociações do Orçamento do Estado de 2011. Foi um dos representantes do partido nos encontros com a delegação da Troika no âmbito da negociação do resgate financeiro.

Nas legislativas de 2011 foi eleito deputado pelo PSD pelo distrito de Beja. Integrou então o XIX Governo Constitucional como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.

Nas suas funções enquanto Secretário de Estado destaca-se o acompanhamento, juntamente com o Ministério das Finanças, da execução do Memorando de Entendimento com a Troika. Foi o intermediário do Governo Português com os representantes da Troika.

Em Setembro de 2014, saiu do Governo para integrar a nova Comissão Europeia como Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação.

2. Dados Biográficos

foto.jpg

Nome Completo:

Carlos Manuel Félix Moedas

Data de nascimento:

10 de Agosto de 1970

Lugar de nascimento:

Beja

2.1. Habilitações

Ano

Escola

Observações

1993

Instituto Superior Técnico

Licenciatura em Engenharia Civil

2000

Harvard Business School (E.U.A.)

MBA

2.2. Experiência/Percurso Profissional

Início

Fim

Local

Função

1993

1998

Suez Lyonnaise des Eaux, França

Engenheiro

2000

2002

Goldman Sachs, Inglaterra

Consultor

2002

2004

Eurohypo Investment Bank, Inglaterra

Consultor para fusões e aquisições

2004

2008

Aguirre Newman

Administrador

2008

2011

Crimson Investment Management, SA

Fundador e presidente do conselho de administração

2008

2011

Shilling Capital Partners, SGPS

Fundador e administrador

2010

2011

WinWorld, SA

Administrador e sócio

2011

2014

XIX Governo Constitucional

Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro

2014

Presente

Comissão Europeia

Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação

2.3. Fontes

3. Outras Referências

3.1. Crimson Investment Management

Carlos Moedas fundou a Crimson Investment Management em 2008, tendo como primeiro cliente o grupo Carlyle, com o qual a empresa assinou um contrato de exclusividade para a gestão dos activos do grupo em Portugal.

Carlos Moedas teve como sócios na Crimson:

Em 2011, com a sua nomeação para Secretário de Estado do XIX Governo Constitucional, a esposa de Carlos Moedas passou a ser a sócia totalitária da empresa.

3.2. Ligações à Norfin

Brevemente

3.3. As gravações do GES

Nos últimos 3 meses de 2014 foram divulgadas na comunicação social gravações feitas em reuniões do Conselho Superior do GES. Numa dessas gravações, quando os responsáveis do GES foram confrontados com notícias muito graves relativas ao grupo, um dos presentes sugere "pôr o Moedas a funcionar", dando a entender que Carlos Moedas seria uma criatura do Grupo, ou pelo menos muito acessível. A parte da acessibilidade, pelo menos, é verdadeira, dado que Ricardo Salgado não tem dificuldade nenhuma em contacta-lo:

  • Salgado pôs "o Moedas a funcionar” mas ex-governante nega ter ajudado Grupo Espírito Santo Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2014.10.17
    • Fonte: Público
    • Autor: Cristina Ferreira
    • Semanário Sol revelou transcrição de reunião do GES em que Ricardo Salgado diz que o então secretário de Estado estaria disposto a interferir a favor do grupo. Um membro do Grupo Espírito Santo (GES) sugeriu, durante uma reunião, "pôr o Moedas a funcionar" e Ricardo Salgado telefonou de imediato ao então secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro a solicitar ajuda para o grupo, que estava em dificuldades no Luxemburgo.

Pouco tempo depois Carlos Moedas sai do governo para ser comissário europeu.

Em 30 de Janeiro de 2014 a TVI divulga o áudio de partes desta sessão do conselho superior do GES:

3.4. Nomeação para Comissário Europeu

A sua nomeação para Comissário Europeu em 2014 surgiu como uma surpresa, Tendo vários órgãos de comunicação social referido a sua rápida ascensão política e falta de experiência política para tal cargo.

O seu nome apareceu após o de Maria Luís Albuquerque, que não se chegou a concretizar. Segundo os media, Carlos Moedas iria mesmo substituir Albuquerque na pasta das finanças Link para a cache do Busca Tretas.

Após rumores que assumiria a pasta do Emprego e Assuntos SociaisLink para a cache do Busca Tretas, Moedas acabou por ser indicado pelo Governo, tendo sido nomeado para a Investigação, Ciência e Inovação.

Como prova o seu curriculum, Moedas não tem qualquer experiência nesta área.

Antes de ser eleito Comissário Europeu, Moedas teve de:

4. Ficheiros anexados a esta página

5. Comentários

Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.



CategoriaBiografia